UTM é um acrônimo para Urchin Tracking Module, em uma tradução livre é um módulo de rastreamento de URLs, sua função é permitir criar identificadores para um determinado link, e este identificadores seguem um padrão e ficam presentes ao final do link em questão.
Estes identificadores são muito úteis para o marketing, pois com o utm é possível saber a quantidade de acessos que determinada campanha esta tendo, isto sendo possível aferir através do Google Analytics ou de ferramentas de marketing
Um exemplo prático, digamos que eu crie duas campanhas de marketing, uma no Google ADS e outra no Facebook ADS, ambas apontando aqui para esta página, com o uso do UTM será possível ver qual campanha esta gerando mais acessos.
Outro benefício do uso de UTM é que, no caso de campanhas que fazem captação de leads, o UTM é "lido" pelas ferramentas de marketing e geram relatórios de performance por campanha.
Nome | Parâmetro | Obrigatório | Exemplo | Detalhes |
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Código da Campanha | utm_id | Não | 15 | Um número ou texto que você faça o controle em suas campanhas, não é muito utilizado |
Origem da Campanha | utm_source | Sim | newsletter | Informação importante para descobrir a origem do acesso, aqui temos muito o uso de email, newsletter, referral |
Tipo da Campanha | utm_medium | Sim | cpc | O tipo da campanha que gerou o acesso, pode ser cpc, social. |
Nome da Campanha | utm_campaign | Sim | Campanha UTM | O nome da sua campanha. |
Termos da Campanha | utm_term | Não | UTM | Aqui se utiliza as palavras de suas campanhas pagas. |
Conteúdo da Campanha | utm_content | Não | O que é UTM | Você pode ter em uma mesma página 2 link, aqui você pode especificar qual é o link e assim medir, muito útil para testes A/B. |
Em qualquer lugar, o link com os parâmetros UTM é um link assim como qualquer outro, você pode até gerar um QR Code do link.