Gerador de UTM


Perguntas Frequentes


O que é e para que serve um UTM?

UTM é um acrônimo para Urchin Tracking Module, em uma tradução livre é um módulo de rastreamento de URLs, sua função é permitir criar identificadores para um determinado link, e este identificadores seguem um padrão e ficam presentes ao final do link em questão.

Estes identificadores são muito úteis para o marketing, pois com o utm é possível saber a quantidade de acessos que determinada campanha esta tendo, isto sendo possível aferir através do Google Analytics ou de ferramentas de marketing

Um exemplo prático, digamos que eu crie duas campanhas de marketing, uma no Google ADS e outra no Facebook ADS, ambas apontando aqui para esta página, com o uso do UTM será possível ver qual campanha esta gerando mais acessos.

Outro benefício do uso de UTM é que, no caso de campanhas que fazem captação de leads, o UTM é "lido" pelas ferramentas de marketing e geram relatórios de performance por campanha.

Quais são os parâmetros do UTM?

Nome Parâmetro Obrigatório Exemplo Detalhes
Código da Campanha utm_id Não 15 Um número ou texto que você faça o controle em suas campanhas, não é muito utilizado
Origem da Campanha utm_source Sim newsletter Informação importante para descobrir a origem do acesso, aqui temos muito o uso de email, newsletter, referral
Tipo da Campanha utm_medium Sim cpc O tipo da campanha que gerou o acesso, pode ser cpc, social.
Nome da Campanha utm_campaign Sim Campanha UTM O nome da sua campanha.
Termos da Campanha utm_term Não UTM Aqui se utiliza as palavras de suas campanhas pagas.
Conteúdo da Campanha utm_content Não O que é UTM Você pode ter em uma mesma página 2 link, aqui você pode especificar qual é o link e assim medir, muito útil para testes A/B.

Onde posso utilizar um link com UTM?

Em qualquer lugar, o link com os parâmetros UTM é um link assim como qualquer outro, você pode até gerar um QR Code do link.

Devtools - Sua Caixa de Ferramentas Online