O formato JSON (JavaScript Object Notation) é, como o nome sugere, uma forma de notação de objetos JavaScript de modo que eles possam ser representados de uma forma comum a diversas linguagens.
Conheça as regras de utilização
Um JSON deve conter apenas informações que possam ser representadas em formato de texto. Listei algumas regras:
Não pode ter funções;
Não pode ter comentários;
Todo texto sempre tem aspas duplas;
As propriedades sempre tem aspas duplas.
Desta forma, imagine o envio do pagamento de uma nova fatura com o nome do cliente, um identificador numérico qualquer do cliente e uma lista de pagamentos a serem feitos na fatura em questão. Tais informações teriam, em JSON, o seguinte formato:
{A principal diferença entre JSON e GSON é que o GSON é uma biblioteca para serialização e desserialização de objetos Java em JSON, enquanto o JSON é um formato de dados independente de linguagem. Embora ambos os formatos sejam baseados em texto e possam ser facilmente lidos e escritos por humanos, o GSON é mais poderoso e flexível, permitindo a conversão de objetos complexos em JSON e vice-versa. Além disso, o GSON também oferece recursos adicionais, como a possibilidade de personalizar a serialização e desserialização de dados, o que o torna uma escolha popular para projetos Java que exigem manipulação avançada de dados.