Ao longo da vida, as certidões e certificações são essenciais para garantir o seu status e para dizer, socialmente falando, quem você é. Nesse sentindo, são emitidas as certidões de nascimento, certificados de conclusão de curso, dentre outros.
Trazendo essa analogia ao universo business, as empresas são como humanos, que também precisam comprovar a sua existência. É nesse contexto que surge o CNPJ, que nada mais é do que o registro público da sua empresa.
Assim como as certificações pessoais, a partir do CNPJ alguns direitos e obrigações são aplicados as empresas, como é o caso do pagamento de impostos, legalização de notas fiscais, dentre outros.
O termo CNPJ é um acrônimo para Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, e este cadastro é gerido pela Receita Federal do Brasil, e auxilia a identificar uma empresa, e, a partir disso entender as principais características de um negócio, como tipos de atividades, emissões de nota fiscal e pagamentos dos impostos.
Sendo assim, podemos resumir o CNPJ como uma unificação de dados das empresas cadastradas na Receita Federal, que auxiliam outros setores, como a administração tributária da União a realizarem os seus trabalhos.
Assim como o CPF, o CNPJ é um dado empresarial que garante, perante a sociedade, que a sua empresa existe legalmente. Sendo assim, é possível assegurar ao seu negócio e aos seus clientes os direitos da empresa e do consumidor. Para tanto, se faz necessário o pagamento de impostos.
Portanto, para emitir o seu CNPJ não é preciso atingir um perfil adequado de negócio. Basta, apenas, querer legalizar a sua empresa.
Dentre os benefícios de emitir o seu cadastro estão a possibilidade de emitir notas fiscais, abrir contas em banco, comprar com fornecedores atacadistas, dentre outros.
Para emitir o seu CNPJ, é necessário entrar em contato com a Receita Federal e solicitar a abertura. Esse processo pode demorar um pouco, já que é necessário tramitar em todos os órgãos para aprovação.
Não.
Sim, mas é importante destacar que na situação de demissão o profissional não terá direito ao seguro desemprego, isto pelo motivo de ser um empresário.
Sim, composto por 14 dígitos o CNPJ identifica unicamente uma empresa, nos casos de filiais os oito primeiros números serão iguais ao da matriz, alterando apenas os últimos seis, vejamos a estrutura:
No documento a qual chama-se cartão CNPJ estarão os principais dados referentes a empresa. Logo, constará:
Através do site da Receita Federal do Brasil, basta clicar aqui para acessar. Através do site além das informações que listamos acima, você também poderá consultar o quadro societário da empresa e o capital social da empresa.