Gerador de PIS Online


Aplicar Formatação?
Aviso: Este gerador de pis tem como intuito auxiliar profissionais, principalmente analistas de testes, programadores ou até estudandes a terem PIS válido para testes de software. Ao utilizar a ferramenta você automaticamente concorda com nossa política de privacidade.


Perguntas Frequentes


O que é PIS?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social, que é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo principal a distribuição de renda para os trabalhadores que estão inscritos no programa. O PIS foi criado na década de 1970 para incentivar a participação dos trabalhadores no desenvolvimento das empresas e da economia do país.

O PIS é financiado pelas empresas, que contribuem com um percentual sobre o faturamento para o programa. Esse dinheiro é utilizado para pagar o abono salarial aos trabalhadores que atendem aos critérios de participação, como ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Os trabalhadores que são cadastrados no PIS também têm direito a sacar o saldo do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) em casos específicos, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria. O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal e os trabalhadores podem consultar seu saldo e agendar o saque pela internet, aplicativo ou nas agências bancárias.

PIS e PIS/PASEP é a mesma coisa?

Não, ambos são programas sociais, mas são diferentes, eles são programas de integração social e formação do patrimônio do servidor público, respectivamente, que visam a distribuição de renda para os trabalhadores brasileiros. A principal diferença entre os dois programas é que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é destinado aos servidores públicos.

O PIS (Programa de Integração Social) é financiado pelas empresas do setor privado, que contribuem com um percentual sobre o faturamento para o programa. Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é financiado pelos órgãos públicos, que contribuem com um percentual sobre a folha de pagamento dos servidores.

Além disso, o PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil. Ambos os programas oferecem benefícios aos trabalhadores que atendem aos critérios de participação, como o abono salarial, que é um pagamento anual aos trabalhadores que receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos e trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior.

Outra diferença importante é que o PIS é pago aos trabalhadores cadastrados no programa por meio de uma conta na Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é pago aos servidores públicos cadastrados no programa por meio de uma conta no Banco do Brasil.

Qual a diferença entre PIS e NIS?

É o mesmo registro, O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (Número de Identificação Social) são dois termos diferentes, mas estão relacionados entre si. O NIS é um número de identificação que serve para identificar e registrar os cidadãos que participam de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, o Programa Minha Casa Minha Vida, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.

O PIS, por sua vez, é um programa do governo que tem como objetivo principal a distribuição de renda para os trabalhadores que estão inscritos no programa. O PIS é um número de registro no programa, que é gerado automaticamente para os trabalhadores que são cadastrados pelas empresas.

Dessa forma, a principal diferença entre o PIS e o NIS é que o primeiro é um número de registro específico do programa de integração social do governo, enquanto o segundo é um número de identificação social que pode ser usado para participar de diversos programas sociais do governo, incluindo o PIS. Portanto, todos os trabalhadores que se inscrevem no PIS recebem automaticamente um número de registro no programa, que é o seu número de PIS. Mas nem todas as pessoas que têm o número de NIS são automaticamente inscritas no PIS.

Onde eu encontro o meu número de PIS?

Existem algumas maneiras de encontrar o número do seu PIS:

1 - Na sua carteira de trabalho: o número do seu PIS geralmente consta na primeira página da sua carteira de trabalho, ao lado da sua foto e informações pessoais.

2 - Pelo site da Caixa Econômica Federal: acesse o site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br e clique em "Benefícios e Programas". Em seguida, selecione "PIS" e clique em "Consultar pagamento". Será necessário informar o seu PIS e sua senha da internet para acessar a informação.

3 - Pelo aplicativo Caixa Trabalhador: baixe o aplicativo "Caixa Trabalhador" no seu celular, faça o login com o seu PIS e a sua senha da internet e acesse a opção "PIS". O número do seu PIS estará disponível na tela.

4 - Pela Central de Atendimento da Caixa: ligue para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal no número 0800-726-0207 e informe o seu PIS. O atendente poderá informar o número do seu PIS.

5 - Pelo RH da sua empresa: o número do seu PIS também pode ser obtido com o departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa em que você trabalha, caso você ainda esteja empregado.

Devtools - Sua Caixa de Ferramentas Online