1
A palavra comunicação vem do latim communis, que quer dizer comunidade. No entanto, conceitua-se comunicação como etimológico, biológico, pedagógico, histórico, sociológico, antropológico, cada um desses conceitos com suas especificidades de como saber se comunicar, sendo por meio de sentimentos, linguagem, troca de experiências entre as pessoas, entre outros. Sobre esses conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I- Conceito pedagógico é a comunicação cujo conceito envolve a troca de experiências entre pessoas de gerações diferentes.
II- Conceito histórico é a comunicação que envolve a cooperação, funciona como um instrumento de equilíbrio.
III- Conceito antropológico é a comunicação que faz análise por meio do veículo de transmissão de cultura.
IV- Conceito biológico é a comunicação que significa troca de informações entre as pessoas, voltada à comunidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas. b) Somente a afirmativa I está correta. c) Somente a afirmativa III está correta. d) As afirmativas I e IV estão corretas.
Alternativa correta:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
2
Certamente passamos por vários processos de negociação em nosso cotidiano, mesmo sem percebermos, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. É importante que esses processos de negociação tenham resultados favoráveis para ambas as partes envolvidas. A negociação em si tem algumas características importantes. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de negociação é um processo que exige preparo de ambas as partes, com relação aos resultados positivos e negativos, e as estratégias que devem ser utilizadas para manter o nível de tensão controlada.
II- O processo de negociação deve ser um processo de resultado positivo para ambos os envolvidos, deve ser um processo de convencimento da parte contrária e não impor opiniões.
III- O processo de negociação é um processo em que há um acordo de ideias, em que todos saem com a sensação de que tiveram a chance de colocar seu ponto de vista sobre o tema em questão.
IV- O processo de negociação é um processo no qual as ideias são impostas somente por uma das partes, em que todos saem com o sentimento de dever cumprido.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas. b) As sentenças II e IV estão corretas. c) As sentenças I, II e III estão corretas. d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Alternativa correta:
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
3
A negociação é o processo de discussão que busca a melhor alternativa para a solução de uma divergência. Para que isso realmente ocorra, é necessária uma boa comunicação. Existem seis conceitos nos quais a comunicação se baseia. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Etimológico ? conceito de comunicação baseado no individualismo, mantendo isolados os pensamentos.
( ) Biológico ? conceito de comunicação que é associado ao sistema sensorial das pessoas.
( ) Histórico ? conceito de comunicação que é baseado na colaboração, buscando a estabilidade da comunidade.
( ) Sociológico ? conceito de comunicação no qual a função é atuar mutuamente, respeitando uns aos outros.
( ) Antropológico ? conceito de comunicação baseado na troca de cultura entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V - V. b) V - F - F - V - F. c) V - V - F - F - F. d) F - F - V - F - V.
Alternativa correta:
a) F - V - V - V - V.
4
Comunicar-se corretamente, com clareza, com objetividade, é um desafio para muitos profissionais, pois as pessoas muitas vezes ouvem o que querem, e falam o que não é necessário, refletindo no processo de negociação. Neste caso, as organizações tendem a optar por capacitações internas, principalmente para os cargos que envolvem diretamente clientes ou processos de negociação. Sobre as formas de se comunicar, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Somos emissores dessa comunicação, abrangendo a comunicação escrita e oral.
( ) Essa comunicação é adequadamente direta, aberta, sincera e objetiva, facilitando o relacionamento interpessoal.
( ) Comunicação em que está presente o emissor e o receptor, por ser uma comunicação presencial.
( ) Comunicação feita por meio de gestos, sinais, códigos, expressões corporais e faciais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) IV - II - III - I. b) II - I - IV - III. c) I - III - IV - II. d) III - IV - II - I.
Alternativa correta:
c) I - III - IV - II.
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No processo de negociação, a comunicação é de extrema importância. Existem alguns componentes da comunicação que são imprescindíveis para o seu sucesso, como a mensagem, o meio pelo qual a transmitimos, o emissor e quem irá receber essa mensagem. Além desses componentes da comunicação, existem outros componentes importantes para que a comunicação seja realizada por completo. Sobre esses componentes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desempenho.
II- Percepção.
III- Persuasão.
( ) É o meio pelo qual se consegue assimilar os fatos que estão acontecendo ao seu redor, principalmente em uma negociação.
( ) É o meio pelo qual se percebe o cumprimento das obrigações, é onde conseguimos identificar o resultado alcançado em uma negociação.
( ) É o meio pelo qual os negociadores conseguem fazer com que seus oponentes concordem com suas ideias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - III - I. b) III - I - II. c) II - I - III. d) I - II - III.
Alternativa correta:
c) II - I - III.
6
O processo de negociação faz parte do nosso cotidiano e seu conceito possui uma grande amplitude. É fundamental saber o conceito da técnica, para que possamos obter sucesso na aplicabilidade da mesma.
Diante do exposto, são conceitos de negociação:
I- Interação verbal em que as partes argumentam com o objetivo de alcançar um acordo.
II- Processo em que atores com interesses convergentes determinam um problema a ser resolvido.
III- Processo que busca solucionar divergências através da conversação.
IV- Utilização de informações através de táticas e estratégias, visando à superação de conflitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas. b) As sentenças I, II e IV estão corretas. c) As sentenças II, III e IV estão corretas. d) As sentenças I, II e III estão corretas.
Alternativa correta:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
7
A negociação é uma habilidade exigida em diversas profissões, tal processo é composto de entradas (percepções, desejos, necessidades e disponibilidades) e saídas (interesses compartilhados - convergentes e divergentes) transformado por meio da comunicação. Sobre a negociação, assinale a alternativa CORRETA:
a) O sucesso de uma negociação ocorre quando se impõe o que se deseja. b) Em toda negociação existe um acordo que satisfaz as partes. c) A negociação ocorre mesmo se as partes envolvidas não compartilham um interesse. d) A negociação é uma das ferramentas da gestão de conflitos.
Alternativa correta:
d) A negociação é uma das ferramentas da gestão de conflitos.
8
A percepção é um elemento essencial no processo de negociação. Dizem os estudiosos que é o primeiro processo de entendimento dentro da negociação. Sobre esse elemento, analise as sentenças a seguir:
I- Refere-se à ação de perceber.
II- Gera informações essenciais sobre o opositor.
III- Permite captar informações relevantes através dos sentidos.
IV- Impede a interpretação de sinais emitidos pelo opositor.
V- É considerado fator bloqueador da comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas. b) As sentenças I, II e III estão corretas. c) As sentenças III e IV estão corretas. d) As sentenças II, III e V estão corretas.
Alternativa correta:
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
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Para que uma negociação seja realizada com sucesso, é necessário que a comunicação seja feita com muita clareza. A comunicação é um processo complexo, que pode ser facilmente prejudicado se houver qualquer tipo de ruído que impeça a comunicação de forma correta. Existem algumas características da comunicação que devem ser analisadas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de comunicação se dá por meio verbal, por meio de sinais, de forma escrita e deve ser realizado de forma clara e objetiva para que seja de entendimento de todos.
( ) O processo de comunicação no qual fazemos parte, seja ele em uma reunião ou em uma conversa informal, dá-se somente quando recebemos as mensagens.
( ) O processo de comunicação se dá a todo o tempo, estamos sempre emitindo e recebendo mensagens, sejam elas para pessoas em particular ou para grandes grupos.
( ) O processo de comunicação só se dá por completo quando terminamos de emitir toda a mensagem que estamos propostos a compartilhar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F. b) V - F - V - F. c) F - F - V - V. d) F - V - V - F.
Alternativa correta:
b) V - F - V - F.
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A negociação é um processo em que as partes envolvidas discutem propostas com o objetivo de alcançar um acordo ou forma de agrupar ideias distantes e divergentes em um resultado bom para ambas as partes. Sobre os princípios de negociação, analise as sentenças a seguir:
I- Busca por soluções de conflitos de forma positiva para todos os envolvidos.
II- Tomada de decisão antecipada.
III- Realização de um planejamento adequado do processo.
IV- Inflexibilidade de opinião/posição.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças I e II estão corretas. c) As sentenças I e III estão corretas. d) As sentenças II e III estão corretas.
Alternativa correta:
c) As sentenças I e III estão corretas.
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Na mediação, um profissional preparado e imparcial assiste as partes em conflito e procura construir alternativas para um acordo aceitável, encorajando soluções criativas e incentivando uma troca de informações pertinentes e positivas. Sobre a mediação, analise as seguintes afirmativas:
I - A mediação possibilita a transformação da “cultura do conflito” em “cultura do diálogo”, na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes. A valorização das pessoas é um ponto importante, uma vez que são elas os atores principais e responsáveis pela resolução da divergência.
II - A visão positiva do conflito é considerada um ponto importante. O conflito, normalmente, é compreendido como algo negativo, que coloca as partes umas contra as outras.
III - A busca do “ganha-perde”, outro aspecto relevante da mediação, ocorre porque se tenta chegar a um acordo benéfico para um dos lados.
IV - A mediação tenta mostrar que as divergências são naturais e necessárias, pois possibilitam o crescimento e as mudanças. O que será negativo é a má administração do conflito. A mediação possibilita também o conhecimento do conflito real a partir do diálogo.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) Somente a afirmativa IV está correta. c) As afirmativas II e III estão corretas. d) Somente a afirmativa I está correta.
Alternativa correta:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
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O que realmente torna possível uma negociação é a comunicação. Além de ser o elemento básico com que se negocia, uma excelente comunicação poderá ser o diferencial para o sucesso de uma das partes ou de ambas. Sobre estratégia, analise as seguintes afirmativas:
I - COMUNICAÇÃO é a expressão verbal ou corporal dos nossos pensamentos de forma clara e direta, ou seja, simples.
II - COMUNICAÇÃO: o tempo inteiro emitimos e recebemos mensagens, relacionadas a interesses grupais ou individuais, sobre notícias que nos chocaram, movimentos econômicos nacionais e/ou internacionais, temas do momento, idiossincrasias (internas e externas à empresa onde trabalhamos), cultura ou, simplesmente, nosso próprio relacionamento.
III – COMUNICAÇÃO é uma mensagen, independentemente de serem corretamente transmitidas (exatas), e entendida pelo receptor.
IV - COMUNICAÇÃO é formada pela PAISAGEM EXTERNA, ou seja, o conteúdo transmitido em sua forma pura é, por assim dizer, a realidade corrente, e pela PAISAGEM INTERNA, que determina o entendimento do que foi transmitido (PAISAGEM EXTERNA), baseado em nossas crenças, valores, contexto em que estamos inseridos e até pela situação que estamos vivendo no momento da comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) Somente a afirmativa IV está correta. c) As afirmativas II e III estão corretas. d) Somente a afirmativa I está correta.
Alternativa correta:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
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O termo comunicação assertiva é geralmente utilizado para designar a capacidade que o executivo possui para gerar resultados através da comunicação. Observe as afirmativas relacionadas a comunicação assertiva:
( ) O profissional assertivo na sua comunicação é indireto, fazendo uso de diversos tipos de jogos a fim de expressar seu ponto de vista.
( ) A comunicação assertiva impõe o desenvolvimento de hábitos e capacidades definidas de comunicação, no entanto, que não estão disponíveis para todos.
( ) É importante na comunicação assertiva reprimir os sentimentos.
( ) Na comunicação assertiva uns indivíduos são diminuídos perante outros.
Assinale a opção correta, considerando V para verdadeiro e F para falso:
a) V- F- F- F b) F- F- V- F c) V- F- V- V d) F- F- F- F
Alternativa correta:
d) F- F- F- F
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Você está diante da necessidade de marcar um encontro de negócios, sendo você o vendedor de produtos de entrega imediata, logo deverá marcar a reunião:
Assinale a alternativa correta:
a) No local do comprador. b) Aguarde o cliente buscar o material. c) No depósito onde ficam os produtos. d) Em nenhum local, pois vai enviar o produto.
Alternativa correta:
a) No local do comprador.
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Qual é o conceito de comunicação que funciona como instrumento de equilíbrio entre a humanidade, neutralizando forças contraditórias, proporcionando o resgate diacrônico emprescindível ao avanço do homem em direção ao futuro?
a) Conceito Histórico. b) Conceito Pedagógico. c) Conceito Biológico. d) Conceito Sociológico.
Alternativa correta:
a) Conceito Histórico.
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Segundo Carvalhal et. al. (2009), o conflito oriundo de causas emocionais exige:
Assinale a alternativa correta:
a) A reestruturação das percepções das partes e o tratamento dos sentimentos existentes, além de intervenções cuidadosas de uma terceira parte habilitada. b) A posição de uma das partes e o tratamento dos sentimentos existentes, além de intervenções cuidadosas da parte mais prejudicada. c) A reestruturação de apenas uma parte e a negociação dos sentimentos existentes. d) Uma percepção mais envolvente entre as partes, afim de esgotar o conflito emocional e assim tratar da melhor forma.
Alternativa correta:
a) A reestruturação das percepções das partes e o tratamento dos sentimentos existentes, além de intervenções cuidadosas de uma terceira parte habilitada.
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Entre todos os papéis desempenhados pelo mediador, certamente um merece destaque: o de um excelente perguntador. Mas enquanto ouve, outra grande habilidade necessária: ele precisa pensar e formular novas perguntas que levem as partes a refletir. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta somente característica do seu papel.
a) Organizador, ouvidor, interventor e guia, gerenciador da comunicação. b) Encorajador de resoluções, falante, organizado. c) Interventor e guia, encorajador de problemas, gerenciador da comunicação. d) Gerenciador da incomunicação, ouvinte, organizador, interventor e guia.
Alternativa correta:
a) Organizador, ouvidor, interventor e guia, gerenciador da comunicação.
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Sobre as três formas de intervir visando administrar conflitos são utilizadas de maneira corrente, exceto:
a) Impor a sua autoridade no conflito. b) Impedir que o conflito ocorra. c) Realizar a intervenção no processo durante o episódio de conflito. d) Intervenção estruturais e de processo chamada de abordagem mista.
Alternativa correta:
a) Impor a sua autoridade no conflito.
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Sabemos que dentro de um processo de negociação, uma das partes terá de renunciar; caso contrário nunca chegarão a um acordo final. Na maioria das vezes, essas concessões acontecem progressivamente, pois a negociação é boa quando ambas as partes conseguem chegar ao objetivo desejado. Analise as sentenças a seguir:
I- Concessões não são feitas somente baseadas em dinheiro; em certas negociações o que vale mais é o status, a atenção, o carinho.
II- Concessões devem ser de valor baixo, se você está vendendo; e de valor alto, se você está comprando.
III- Concessões bem sucedidas têm sucesso quando o negociador é arrogante.
IV- Concessões devem ser feitas, mesmo que o outro lado não solicite.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença IV está correta. b) As sentenças I, II e III estão corretas. c) Somente a sentença I está correta. d) As sentenças II e IV estão corretas.
Alternativa correta:
c) Somente a sentença I está correta.
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Existe diversos tipos de participantes de reunião. Também prolixo, mas diferente do profundo conhecedor, pois não tem a intenção de mostrar-se superior, simplesmente não consegue ser objetivo, tanto que às vezes inicia conversas paralelas. Estamos falando de que tipo de participante:
a) Falante. b) Otimista. c) Pessimista. d) Introvertido.
Alternativa correta:
a) Falante.
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Utilizamos as reuniões para se fazer uma negociação. Reuniões nada mais são do que encontros nos quais pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião exploratória, assinale a alternativa CORRETA:
a) Utilizada somente para expor determinado assunto, sem chances de discussão sobre o mesmo. b) A reunião deverá ter o formato de uma palestra na qual as pessoas não devem participar, somente assimilar as informações repassadas. c) Deve-se destacar os assuntos a serem tratados na reunião previamente aos participantes, para que estes se preparem e tragam ideias que deverão ser trocadas no desenrolar da reunião. d) É interessante utilizar ferramentas que auxiliem na explicação do assunto, como flip-chart, projetor multimídia, materiais escritos.
Alternativa correta:
c) Deve-se destacar os assuntos a serem tratados na reunião previamente aos participantes, para que estes se preparem e tragam ideias que deverão ser trocadas no desenrolar da reunião.
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A era atual, marcada pelo avanço da tecnologia, trouxe grandes avanços, mas também alguns desafios globais. Um problema climático em um país, por exemplo, pode afetar outras nações. A cooperação global é, assim, um imperativo do presente século, mas para que isso ocorra, são necessárias muitas negociações. Tendo em vista o processo de negociação internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) À medida que cresce o grau de internacionalização das empresas, além da abertura de frentes de negociações comerciais multilaterais e bilaterais, a complexidade cultural passa a representar um desafio gerencial importante e uma chave crítica para o sucesso dos negócios.
( ) O estudo, observação e conhecimento dos costumes e peculiaridades locais da outra parte pode ser fundamental para que a negociação tenha o sucesso almejado.
( ) Os indivíduos e as organizações comerciais e governamentais se comportam de maneira diferente nas negociações conforme sua cultura.
( ) Negociadores internacionais precisam estar informados sobre as tendências da outra parte, influenciadas diretamente pela cultura do país de origem do outro negociador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V. b) V - F - V - F. c) V - V - V - V. d) F - V - F - F.
Alternativa correta:
c) V - V - V - V.
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Muitas vezes, dentro das reuniões, deparamo-nos com diversos tipos de participantes. Saber identificá-los é importante e necessário para que possamos aprender a lidar com as situações impostas por eles. Quanto mais soubermos sobre os participantes, maior sucesso teremos no objetivo traçado. Sobre os tipos de participantes em reuniões, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Geralmente permanece calado durante toda a reunião.
( ) Geralmente não concorda com a maioria das situações colocadas na reunião, negativo.
( ) Geralmente toma conta da reunião por falar excessivamente, muitas vezes atrapalhando o desenrolar da reunião.
( ) Geralmente se faz entendedor do assunto, é repetitivo e cansativo; sempre se mostra superior aos demais da equipe.
( ) Geralmente é positivo e emana essa positividade ao grupo todo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) IV - III - II - V - I. b) I - II - V - IV - III. c) II - I - III - V - IV. d) III - V - IV - I - II.
Alternativa correta:
b) I - II - V - IV - III.
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A avaliação é uma atividade essencial ao processo de negociação. Trata-se da última atividade desenvolvida e é realizada individualmente por cada negociador que participou do processo. Qual o principal motivo para se realizar uma avaliação do processo de negociação?
a) Determinar os prazos da negociação. b) Preparar as informações relacionadas ao seu oponente. c) Definir os objetivos da negociação. d) Corrigir as possíveis falhas para as negociações futuras.
Alternativa correta:
d) Corrigir as possíveis falhas para as negociações futuras.
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Dentro da negociação existem duas variáveis importantes: a flexibilidade e a ingenuidade. Ser flexível não significa ser ingênuo. Afinal de contas, dentro da sociedade atual, aquele que é flexível consegue se destacar perante os demais. Sobre a flexibilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Capacidade que o ser humano possui de visualizar as mudanças como oportunidade de crescimento.
( ) Geralmente a flexibilidade não pode ser mudada no ser humano.
( ) Geralmente pessoas flexíveis não costumam ouvir as pessoas e muito menos se colocam nas situações vividas pelas pessoas.
( ) Geralmente pessoas flexíveis têm mais sucesso em suas negociações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V. b) F - V - V - F. c) V - V - F - V. d) V - F - F - F.
Alternativa correta:
c) V - V - F - V.
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Ao identificar o perfil de seu opositor durante uma negociação, o negociador poderá obter vantagens para conduzir o processo e facilitar a tomada de decisão. Dessa forma, aumentam-se as chances de se atingir um resultado positivo. Quais são as características de um negociador que possui o perfil mediador?
a) Indeciso e perfeccionista, evita discussões quando está sob pressão. b) Adora ser elogiado publicamente, mas fica extremamente agitado sob pressão. c) Coerente, decidido e persistente, busca resultados efetivos em suas negociações. d) Preocupado com as pessoas, finge concordância quando está sob pressão.
Alternativa correta:
d) Preocupado com as pessoas, finge concordância quando está sob pressão.
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Os conflitos normalmente são de ordem pessoal e estão associados a prazos não cumpridos, informações não passadas, falta de confiança associada a uma experiência anterior mal resolvida, medo de repetir erros que provocaram prejuízos etc. Sobre gestão de conflito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O exercício de colocar-se no lugar do outro negociador, vendo a negociação sob a perspectiva dele, ajudará a melhorar as chances de sucesso.
( ) A experiência com negociações anteriores, avaliando o que de bom ocorreu e que deveria ter sido diferente, certamente ajudará o negociador.
( ) A resiliência não interfere nas práticas de gestão de conflitos e, portanto, não deve ser uma técnica praticada.
( ) A negociação é uma das ferramentas da gestão de conflitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F. b) V - V - F - V. c) F - V - F - F. d) F - F - F - V.
Alternativa correta:
b) V - V - F - V.
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Dentro da negociação existem duas variáveis importantes: a flexibilidade e a ingenuidade. Ser flexível não significa ser ingênuo. Afinal de contas, dentro da sociedade atual, aquele que é flexível consegue se destacar perante os demais. Sobre a ingenuidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Geralmente pessoas ingênuas têm dificuldade de se destacar no mercado atual e competitivo.
( ) Geralmente pessoas ingênuas não têm sucesso dentro de uma negociação, pois não possuem um treinamento adequado para enfrentar determinada situação.
( ) Geralmente pessoas ingênuas em uma negociação têm a tendência de conceder mais do que realmente é necessário.
( ) Geralmente pessoas ingênuas nas negociações significam competência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - F. b) V - V - V - F. c) F - V - V - F. d) F - F - V - V.
Alternativa correta:
b) V - V - V - F.
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A negociação está presente em diversos contextos e pode envolver diferentes atores. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações. Sobre os aspectos inerentes às negociações, assinale a alternativa CORRETA:
a) Bons negociadores não formam vínculos. b) Boas negociações ocorrem depois muita preparação. c) Bons negociadores não sentem empatia. d) Negociar é a ciência da imparcialidade.
Alternativa correta:
b) Boas negociações ocorrem depois muita preparação.
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10.Reuniões são ocasiões oportunas às negociações e para se alcançar os objetivos definidos é importante se preparar. A preparação envolve organização e planejamento a fim de saber os assuntos que serão tratados e o perfil dos envolvidos. Sabemos que os participantes podem desenvolver comportamentos distintos em uma reunião. Sobre os comportamentos adotados em uma reunião associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Também prolixo, mas diferente do profundo conhecedor, pois não tem a intenção de mostrar-se superior, simplesmente não consegue ser objetivo, tanto que às vezes inicia conversas paralelas.
( ) Passa a impressão e age como se soubesse tudo, como se já tivesse dado aquela sugestão várias vezes. Acaba monopolizando a palavra, sendo prolixo (falando demais e repetindo argumentos) e não conseguindo encerrar.
( ) Muitas vezes, pessoas estão presentes em treinamentos e reuniões apenas "de corpo" e não "de alma", te olham, mas não te veem. Parecem estar longe, talvez por algum problema, sonhando ou voando em seus pensamentos.
( ) Despreza opiniões alheias, ironiza comentários, principalmente aqueles que considera inferiores e sem criatividade. Para impor suas ideias, que normalmente é o seu objetivo principal, não se preocupa em diminuir as dos outros participantes.
Assinale a alternativa apresenta a sequência CORRETA:
a) I - IV - II - III. b) IV - I - III - II. c) II - III - I - IV. d) II - I - III - IV.