Planejamento Estratégico


Simulado com questões sobre o tema Planejamento Estratégico
1 Por meio da elaboração de um planejamento estratégico, a empresa realiza um diagnóstico do seu ambiente organizacional. Este diagnóstico permite identificar seus pontos fortes (forças) e seus pontos fracos (fraquezas), bem como as oportunidades e ameaças existentes no mercado. Sobre a análise do ambiente organizacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Um aspecto a ser considerado pela análise do ambiente organizacional é o tempo.
( ) As forças e as fraquezas de uma organização caracterizam-se como variáveis que não podem ser controladas pela empresa.
( ) A partir da identificação destes elementos, é possível traçar um plano de trabalho efetivo para a organização.
( ) As oportunidades e as ameaças impostas pelo ambiente organizacional caracteriza-se como variáveis que podem ser controladas pela empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - F.

2 "Um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis" (OLIVEIRA, 2010, p. 185). Sobre os tipos de estratégias, analise as sentenças a seguir:

I- As estratégias de sobrevivência devem ser adotadas quando a mesma não é mais capaz de competir com eficiência, havendo fortes ameaças a sua estrutura e não havendo como reverter o quadro de crise.
II- As estratégias de manutenção representam uma atitude ofensiva diante das ameaças que a empresa está enfrentando, sendo que é preferível adotar outros tipos de estratégia.
III- As estratégias de crescimento se apresentam em quatro formas: inovação, internacionalização, joint venture e expansão. Trata-se de uma investida em que o ambiente proporciona situações favoráveis para se encontrar oportunidades no mercado.
IV- As estratégias de desenvolvimento são usadas quando predominam os pontos fracos na empresa, sendo que o executivo se vê obrigado a seguir a única direção restante: a busca de novas tecnologias.

FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

3 Conforme expresso pela literatura, não há um tipo ideal de estratégia. Por isso, cabe ao gestor identificar qual é o tipo de estratégia mais indicado para sua empresa, de acordo com as circunstâncias nas quais ela se encontra. Sobre os tipos de estratégias organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Estratégia de liquidação do negócio.
II- Estratégia de joint venture.
III- Estratégia de desenvolvimento de capacidades.
IV- Estratégia de desinvestimento.

( ) Consiste em encerrar a produção de bens e serviços que não atendem às necessidades do mercado e geram lucros insuficientes para a empresa.
( ) Após analisar em profundidade a situação da empresa e constatar que não há mais o que ser feito, opta-se por encerrar as atividades de negócio.
( ) Ocorre por meio da associação de duas ou mais empresas, visando à fabricação de um produto.
( ) Corresponde à associação entre empresas, com o objetivo de desenvolver e/ou aprimorar suas capacidades, bem como aproveitar as oportunidades de mercado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) IV - III - II - I.
b) III - IV - II - I.
c) IV - II - III - I.
d) IV - I - II - III.

4 O planejamento empresarial deve conter alguns elementos importantes para que possa ser implantado. Entre esses elementos, o planejamento deve respeitar alguns princípios para atingir o sucesso, como o princípio da precedência do planejamento. Considerando este princípio, assinale a alternativa CORRETA:

a) O princípio da precedência do planejamento deve prosseguir as funções administrativas de maneira cronológica, levando em consideração a precedência das metas desejadas.
b) O princípio da precedência leva em consideração a ordem dos objetivos a serem atingidos, correspondendo a um objetivo para cada função administrativa considerada no planejamento.
c) O princípio da precedência do planejamento determina que as atividades administrativas devem vir conforme a lógica operativa do negócio.
d) O princípio da precedência do planejamento considera a lógica de gestão em que uma função e/ou atividade administrativa determinada vem antes das outras.

5 Apesar da literatura propor inúmeros conceitos para o termo "estratégia", há um uníssono a respeito do seu significado no mundo dos negócios: a forma como uma empresa pretende alcançar os seus objetivos. Com base nisso, Mintzberg et al. (2006 apud MARTINS, 2015) apresentam cinco definições formais de estratégia, também conhecidas como os 5Ps da estratégia: estratégia como plano, estratégia como pretexto, estratégia como padrão, estratégia como posição e estratégia como perspectiva. Sobre os 5Ps da estratégia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A estratégia como plano engloba um conjunto de diretrizes que visam administrar determinada situação.
( ) A estratégia como pretexto está relacionada à interpretação interna da organização.
( ) A estratégia como padrão advém de resultados positivos e emerge, na maioria das vezes, de forma não intencional.
( ) A estratégia como posição está relacionada à posição da empresa no seu ambiente.
( ) A estratégia como perspectiva refere-se às ações utilizadas com a intenção de confundir os concorrentes.

FONTE: MARTINS, D. de L. C. da C. (Org.). Gestão em foco. Indaial: UNIASSELVI, 2015.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F - V.
b) V - F - F - V - F.
c) V - V - V - V - F.
d) V - F - V - V - F.

6 O estudo de estratégias empresariais está fundamentado historicamente nos conceitos militares sobre como vencer os inimigos. Carl von Clausewicz, pai da estratégia militar moderna, definia três alvos para vencer o inimigo. O primeiro relacionava-se à avaliação das forças do inimigo; o segundo, avaliar os recursos do inimigo; e o terceiro alvo dizia respeito a sua disposição para lutar. Assim, Clausewicz enfatizava os fatores psicológicos da guerra, os fatores acidentais e, por fim, o caráter situacional das estratégias (FERNANDES; BERTON, 2005). Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Apesar de sua origem militar, a estratégia evoluiu chegando às áreas da gestão, ganhando mais espaço nas organizações que desejam conquistar o mercado e ganhar destaque com relação aos seus concorrentes.
PORQUE
II- A estratégia torna-se uma vantagem competitiva quando desenvolvida com comprometimento e dedicação de todos os envolvidos.

FONTE: FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é resultado da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

7 A estratégia empresarial pode ser enxergada como um grupo de atividades e ações a serem definidas para melhorar objetivos desejados pela organização. Elas podem ser estratégias operacionais, de mercado, financeiras, de logística, entre outras. As estratégias são agrupadas em cinco tipos, conhecidas como os 5Ps da estratégia: Estratégia como Plano, Estratégia como Pretexto, Estratégia como Padrão, Estratégia como Posição, Estratégia como Perspectiva. Levando em consideração a Estratégia como Plano, assinale a alternativa CORRETA:

a) A estratégia como plano aborda um fluxo de ações e atividades previamente planejadas, objetivando atingir metas definidas pela organização.
b) A estratégia como plano considera desenvolver conceitos a serem aplicados por meio de ações e diretrizes operativas para atingir objetivos desejados.
c) A estratégia como plano leva em consideração um conjunto de diretrizes que objetivam desenvolver metas viáveis a serem atingidas.
d) A estratégia como plano é um curso de ações que estabelecem resultados positivos em função de ações padrões das operações das atividades empresariais.

8 Os instrumentos prescritivos e quantitativos determinam os objetivos da organização e o que ela fará para atingi-los, ou seja, essa fase determina aonde se quer chegar e como chegar à situação desejada. Sobre os tipos de instrumentos utilizados nessa fase, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Instrumento prescritivo.
II- Instrumento quantitativo.
( ) Esse tipo de instrumento explicita o que deve ser realizado para que seja possível atender à missão da empresa.
( ) Esse tipo de instrumento prevê a análise dos recursos necessários para o alcance dos objetivos definidos.
( ) Objetivos.
( ) Estratégias.
( ) Orçamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) I - II - II - I - I.
b) I - I - I - II - II.
c) I - II - I - I - II.
d) I - I - II - II - I.

9 Para gerar eficácia e eficiência nas atividades empresariais, os gestores precisam planejar-se com o intuito de definir ações e mapear processos e, assim, atingir os grandes objetivos empresariais. Podemos definir o planejamento como um processo a ser desenvolvido com o objetivo de atingir um alvo no futuro, levando em consideração toda uma gestão e o uso de recursos necessários para isso. No contexto empresarial, podemos visualizar o planejamento por meio de cinco dimensões básicas: assunto a ser abordado; elementos do planejamento; tempo de execução do planejamento; unidades organizacionais e o detalhamento da estratégia. Levando em consideração esses itens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A dimensão do tema a ser abordado é o escopo do que será planejado, assunto que pode abranger a produção, pesquisa de mercado, novos produtos, recursos financeiros etc.
( ) Os elementos do planejamento correspondem à real dimensão do escopo a ser abordado, como tempo de execução, detalhe de atividades, consumo de recursos etc.
( ) O tempo do planejamento fica em função da sequência das atividades dos ciclos produtivos empresariais, podendo ser tempos sequenciais curtos, médios e de longo prazo.
( ) As áreas organizacionais definem onde o planejamento será realizado, podendo ser planejamento corporativo, de unidades estratégicas, de unidades departamentais etc.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - F.

10 Nesta etapa do planejamento estratégico é definida a finalidade de existência da empresa, seu propósito. Com essa definição, a empresa determina qual será sua postura de atuação perante o mercado. A que se refere essa etapa?

a) Controle e avaliação.
b) Visão da empresa.
c) Missão da empresa.
d) Diagnóstico estratégico.

11 Luz (2009) descreve como componentes da cultura organizacional os mitos, os rituais, os valores e também os tabus. Com relação a aestes componentes, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

a) Rituais tem significado antropológico e são utilizados para solucionar conflitos e contradições sociais que não podem ser justificadas ou respondidas pela lógica do mundo real.
b) Tabus direcionam a conduta dentro da empresa sempre buscando o alcance dos objetivos.
c) Valores normalmente são questões que não são bem aceitas pela organização.
d) Mitos são histórias imaginárias, que são utilizadas para reafirmar crenças entre os membros da empresa, quando funcionários mais antigos contam de que forma era feita tal atividade e que desta forma protegia a organização.

12 A matriz BCG leva este nome pois foi desenvolvida pelo Boston Consulting Group em 1967. E tinha como princípio básico relacionar os vários negócios da empresa, conforme sua participação e crescimento no mercado. Em qual das classificações dessa matriz os produtos estão em um mercado com baixas taxas de crescimento, mas que têm relativamente uma boa participação?

a) Vaca Leiteira.
b) Estrela.
c) Abacaxi.
d) Criança Problema.

13 Para Camargo e Dias (2003), o termo originou-se assim como um meio de "um vencer o outro", como a virtude de um general de conduzir seu exército à vitória, utilizando-se, para isso, de estratagemas e instrumentos que assegurassem a superioridade sobre o inimigo. Estratégia é uma palavra de origem grega. Strategus, para os gregos antigos, significava:

a) O general superior.
b) Esconder-se.
c) Planejamento.
d) Guerra.

14 Mesmo diante das ameaças identificadas, a empresa possui diversos pontos fortes que permitem que ela consiga sobreviver e manter sua posição no mercado. De acordo com Oliveira (2010, p. 190), “a estratégia de manutenção é uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças”. A estratégia de manutenção, segundo o mesmo autor (2010), apresenta três formas, são elas:

a) Estratégia de estabilidade, estratégia de nicho e estratégia de especialização.
b) Estratégia de desestabilidade, estratégia de nicho e estratégia de especialização.
c) Estratégia de estabilidade, estratégia de mercado e estratégia de especialização.
d) Estratégia de estabilidade, estratégia de nicho e estratégia de precificação.

15 As  Escolas são formulações de estratégias de uma organização que são baseadas em mais de uma escola. Com relação a Escola Cultural o conceito que se aproxima nas opções abaixo é:

a) Assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social.
b) As organizações são percebidas como configurações, agrupamentos coerentes de características e comportamentos.
c) As organizações não visam umas as outras diretamente, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação.
d) Não se preocupa em melhorar processos e inovar em produtos e serviços. Busca adequar-se à nova realidade.

16 Quando a empresa conhece suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ela poderá se utilizar de ferramentas administrativas para mapear as ações que irá tomar, ou para se fortalecer ou para por vezes se defender.

Marque a alternativa CORRETA:

a) O início do processo se dá com a análise dos ambientes (interno e externo), na sequência faz-se a formação da missão e da visão.
b) A análise do ambiente externo (ameaças e oportunidades) é suficiente para estabelecer ações estratégicas de conquista do mercado.
c) As ações de mapeamento do mercado são estabelecidas apenas com base nas forças e fraquezas da organização, buscando eliminar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.
d) O processo se dá em três etapas: análise da empresa, análise do mercado e oferta do produto.

17 De acordo com a metodologia e o planejamento estratégico, julgue verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Os objetivos e metas determinam o portfólio da empresa.
( ) As mudanças no ambiente são realizadas através dos planos de ações elaborados.
( ) A visão, missão e valores resultam no propósito da organização.
( ) As estratégias competitivas para cada área é o espelho do planejamento.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - F - V.

18 Com relação as vantagens da avaliação para o planejamento, julgue verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Monitora as ações, porém não consegue monitorar a qualidade.
( ) Auxilia na tomada de decisões.
( ) Evita o retrabalho.
( ) Cria conscientização do planejamento apenas em grandes empresas.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - F - V.

19 Com relação aos impactos da descentralização para avaliação, julgue verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Aumenta as responsabilidades e metas.
( ) Talentos podem ser melhor identificados.
( ) Motiva a equipe.
( ) Participação limitada da equipe.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - F - V.

20 No que diz respeito ao sistema balanceado de mensurações, o BSC, assinale a opção correta.

a) O BSC consiste em um modelo adotado para a descrição de estratégias que criam valor.
b) Os processos internos são o principal componente da melhora do desempenho financeiro.
c) O BSC é um sistema de mensuração que equilibra o indicador financeiro com os indicadores não financeiros, como os stakeholders, a sustentabilidade e a gestão do conhecimento.
d) Cada perspectiva do BSC deve estar categorizada, mensurada e destacada das demais, a fim de que não se influencie pelas demais perspectivas e identifiquem-se as variáveis que interferem no sucesso da estratégia.

21 A Matriz BCG, elaborado pelo Boston Consulting Group em 1967, classifica os produtos de uma organização com base em dois eixos: participação de mercado e crescimento de mercado, ou seja, com base no desempenho do produto nesses dois eixos, os classifica em quatros tipos respectivos: estrela, ponto de interrogação ou criança problema, vaca leiteira e abacaxis. Sobre os produtos que se caracterizam como pontos de interrogação ou crianças problemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Sua participação de mercado é baixa.
( ) Seu crescimento de mercado é alto.
( ) Esse tipo de produto não é comum em mercados em expansão.
( ) Requer altos investimentos para que se torne um produto viável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - F - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - V - V - V.

22 É um tipo de estratégia organizacional que sugere que a empresa adquira ou inicie negócios alternativos aos produtos existentes e aos mercados em que a empresa atua. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de estratégia:

a) Estratégia de desenvolvimento de produto.
b) Estratégia de penetração de mercado.
c) Estratégia de diversificação.
d) Estratégia de desenvolvimento de mercado.

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