Métodos Quantitativos


Questões sobre a matéria de Métodos Quantitativos
1 Nos primeiros anos em que as graduações a distância foram oferecidas no Brasil, há pouco mais de uma década, os alunos que a procuravam eram mais velhos. Em geral, desejavam apenas conquistar um diploma de ensino superior para conseguir melhores cargos no trabalho ou queriam cursar uma segunda graduação e não tinham disponibilidade de tempo para o ensino presencial. Esse perfil de alunos vem mudando ano a ano. De acordo com análises do Censo EAD Brasil 2010, a maioria dos matriculados em cursos de educação a distância ainda estuda e trabalha. Observe os dados e, em seguida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Ao analisar a pesquisa, a definição do problema a ser pesquisado trata ?o que? vamos analisar na tabela. Neste caso, seria o perfil de alunos do ensino presencial e ensino a distância.
( ) A pesquisa demonstrada na figura trata apenas dos cursos de graduação a distância.
( ) A imagem a seguir refere-se à apresentação dos dados para que possa obter informações referentes aos dados pesquisados.
( ) A pesquisa define como delimitação do problema todas as fases da vida escolar de um indivíduo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

PerfilEnsino PresencialEnsino a distância
Idade Média26 anos34 anos
Sexo Feminino55,1%69,2%
Sexo Masculino44,9%30,8%
Renda Familiar até 3 salários mínimos26%43%
Renda Familiar acima de 10 salários mínimos25%13%
Pai com ensino médio ou superior51%18%
Mãe com ensino médio ou superior54%24%
Fonte: Hoper Consultoria
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

2 Em estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado população. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. Referente aos tipos de amostras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Amostra aleatória simples é quando cada elemento da população possui a mesma possibilidade de compor a amostra.
( ) Amostra por conveniência é o tipo de amostra em que analisamos todos os elementos da população.
( ) Amostra ponderada é quando o pesquisador leva em consideração um quesito específico da população que a diverge, por exemplo, o número de mulheres e homens que frequentam uma danceteria. Se houver mais mulheres, elas serão o maior número que irá compor a amostra.
( ) Amostra mediana é quando utilizamos a tabela de números aleatórios para obter a estratificação da população a ser analisada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

3 Os dados estatísticos referentes a um fenômeno precisam de uma classificação. Essa classificação deve levar em conta a variável, onde ele foi observado e a época a que ele se refere. A classificação possibilita dividir as tabelas estatísticas em três tipos: séries ou tabelas estatísticas simples, séries ou tabelas de dupla entrada e séries ou tabelas de frequências. Quanto às séries estatísticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) As séries estatísticas simples são aquelas compostas por apenas duas colunas: uma destinada às categorias possíveis da variável, e a outra, aos dados propriamente ditos.
( ) As series estatísticas históricas ou temporais são aquelas onde a variável apresentada é o tempo enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
( ) As séries geográficas são aquelas em que a variável é o tempo onde o fenômeno é observado, enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
( ) As séries estatísticas específicas ou categóricas são aquelas em que a variável é o fato observado, enquanto o tempo e o local onde o fenômeno é observado permanecem fixos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - F - F.
d) F - F - V - F.

4 A estatística é uma área de estudos que se propõe a estudar eventos e experimentos, em qualquer área do conhecimento, como, por exemplo, a administração. Magalhães e Lima (2010, p. 1) definem a estatística como um "conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma pesquisa estatística:

FONTE: MAGALHÃES, Marcos Nascimento; LIMA, Antonio Carlos Pedroso de. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: EDUSP, 2010.

a) Um telejornal apresenta alguns textos com informações históricas referentes ao surgimento de uma pesquisa de "boca de urna" dos candidatos para eleição a vereador.
b) Um aluno do curso de Ciências Sociais resolveu pesquisar a vida e as obras de Guimarães Rosa.
c) Uma empresa faz uma pesquisa de mercado para saber a preferência dos consumidores de uma comunidade com relação a determinado produto.
d) Um analista de recursos humanos verificou o histórico profissional de um determinado colaborador.

5 Toda e qualquer ação estatística deve estar centrada em objetivos claros. Estando estes objetivos definidos, buscam-se os dados que os satisfaçam, sejam eles primários ou secundários. Dados primários são aqueles que foram prospectados sem que tenha havido um estudo preliminar acerca da amostra em específico, ou seja, são dados originais. Dados secundários são aqueles que estão a nossa disposição, oriundos de outros estudos. São fontes de dados secundários: Internet, bancos de dados, cadastros, jornais, revistas, filmes, entre outros. Com relação às maneiras para se obter os dados de uma pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:

a) Direta ou indireta.
b) Simples ou composta.
c) Direta ou transposta.
d) Discreta ou indiscreta.

6 O termo população é empregado em Estatística quando queremos nos referir a todos os indivíduos ou todo o conjunto de objetos (automóveis produzidos por uma montadora, por exemplo) do grupo que iremos estudar. É exemplo de população:

a) Os consumidores de uma determinada marca entrevistados em um supermercado.
b) Alguns alunos do curso de administração de uma faculdade.
c) Os eleitores entrevistados pelo IBOPE em certo número de municípios do Brasil.
d) Todos os universitários brasileiros do curso de administração.

7 Usamos o método estatístico quando é impossível fazer o uso do método experimental, visto que nem sempre temos controle dos fatores envolvidos para fixar seus valores. As fases do método estatístico são: coleta de dados, crítica dos dados, apuração dos dados, apresentação dos dados e análise dos resultados. Com relação a essas fases, analise as sentenças a seguir:

I- A crítica dos dados pode ser de origem externa ou interna.
II- A apuração dos dados nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a sua disposição mediante critérios de classificação.
III- A coleta direta de dados pode ser classificada com relação ao fator tempo, como: contínua, periódica, ocasional.
IV- A última fase do trabalho estatístico é a apuração dos dados.
Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

8 As variáveis envolvidas em uma pesquisa estatística podem ser classificadas em quantitativas: contínuas ou discretas; ou qualitativas: nominais ou ordinais, de acordo com suas características. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que contém apenas exemplos de variáveis quantitativas contínuas:

a) Sexo, cor dos olhos, raça e credo.
b) Velocidade, cor dos olhos, sexo e idade.
c) Distância percorrida, velocidade, tempo e comprimento.
d) Sexo, credo, grau de escolaridade e tempo.

9 Nossos governantes também têm uma gama de informações disponíveis mediante estudos estatísticos, o que possibilita o direcionamento de ações governamentais voltadas para a melhora da qualidade de vida da população. É por meio da medição desses dados que fazemos as análises necessárias para aprovarmos ou não determinado governo. Um exemplo são as pesquisas eleitorais, em que os candidatos, ao receberem os dados, mudam as estratégias de acordo com as necessidades, direcionando suas ações para melhorar seu desempenho, seja em algumas regiões, ou seja, em determinados temas. Já para o administrador, esses dados servem principalmente para a tomada de decisão para novos investimentos e análises de mercados com seus respectivos comportamentos. Essas conclusões somente são possíveis com:

I- Análise e interpretação dos dados.
II- Séries e gráficos estatísticos.
III- Definição de um problema.
IV- Planejamento de produção.
Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

10 Estatísticas publicadas nos jornais de grande circulação apontam que a Polícia Federal apreende 8 toneladas de cocaína por ano no Brasil. Informam também que isso representa apenas 10% de toda a cocaína consumida no país. Com base nessas informações, sobre o total estimado de cocaína consumida no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

a) 80 toneladas.
b) 800 toneladas.
c) 8.000 toneladas.
d) 8 toneladas.

11 As medidas de posição ou medidas de tendência central fornecem valores que podem caracterizar o comportamento dos elementos em determinada série estatística, podendo, assim, tirar conclusões referentes à pesquisa relacionada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Média é a soma de todos os resultados obtidos na pesquisa dividido pela quantidade total pesquisada.
(  ) Mediana é o valor que mais aparece na pesquisa.
(  ) Os percentis são utilizados para separar a amostra ordenada em cem partes iguais.
(  ) Moda é o valor que menos aparece na amostra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - F - V.
b) F - V - V - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

12 Para que o nível de correlação seja medido, existe um indicador que mostra o quão forte pode ser considerada uma correlação entre variáveis. Esse índice varia entre os intervalos de -1,00 até +1,00, e quanto mais perto desses números, mais forte se torna a correlação das variáveis, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

Qual é o nome desse indicador?

a) Coeficiente de correlação em linha.
b) Coeficiente de correlação de Pearson.
c) Coeficiente de correlação não linear.
d) Coeficiente de correlação de dupla entrada.

13 Os gráficos estatísticos são elementos empregados dentro do método estatístico, que têm por objetivo apresentar os dados obtidos através da pesquisa estatística. Esse elemento tem como vantagem uma melhor visualização dos dados, facilitando a interpretação do comportamento da variável em estudo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Os gráficos substituem totalmente o uso das tabelas, ou seja, utilizando gráficos podemos deixar de lado o emprego de tabelas.
II- O gráfico por setores também é conhecido como gráfico de barras.
III- O gráfico de linhas consiste em um conjunto de colunas ou barras que representam o comportamento da variável em estudo.
IV- É da tabela que obtemos as informações necessárias para construir os gráficos.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

14 Os gráficos estatísticos são elementos empregados dentro do método estatístico, que têm por objetivo apresentar os dados obtidos através da pesquisa estatística. Esse elemento tem como vantagem uma melhor visualização dos dados, facilitando a interpretação do comportamento da variável em estudo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Os gráficos substituem totalmente o uso das tabelas, ou seja, utilizando gráficos podemos deixar de lado o emprego de tabelas.
II- O gráfico por setores também é conhecido como gráfico de barras.
III- O gráfico de linhas consiste em um conjunto de colunas ou barras que representam o comportamento da variável em estudo.
IV- É da tabela que obtemos as informações necessárias para construir os gráficos.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

15 A correlação de Pearson avalia a relação linear entre duas variáveis contínuas. Uma relação é linear quando a mudança em uma variável é associada a uma mudança proporcional na outra variável. Por exemplo, você poderia usar uma correlação de Pearson para avaliar se aumentos na temperatura da instalação de produção estão associados a uma redução da espessura da cobertura de chocolate. Podemos considerar uma escala de correlação. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Quando a correlação for positiva perfeita ele será muito próximo de 1,0.
(  ) Quando a correlação for negativa perfeita ele será muito próximo de 1,0.
(  ) Quando a correlação for negativa perfeita ele será muito próximo de -1,0.
(  ) Quando a correlação for positiva perfeita ele será muito próximo de -1,0.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.

16 O erro amostral existe em toda pesquisa, uma vez que não se está entrevistando todo o universo. Como se trabalha com amostras, existe um erro amostral conhecido e calculado. Esse erro é calculado em função do tamanho da amostra e dos resultados obtidos na pesquisa. Em uma situação eleitoral, quando dizemos que a porcentagem esperada (entre todos os votantes e não somente entre aqueles selecionados na amostra) de votos favoráveis a um determinado candidato com margem de erro de 2 pontos percentuais, queremos dizer que temos grande confiança que essa porcentagem populacional deve estar entre um determinado valor, podendo variar para mais ou para menos dentro da margem definida. Observe a tabela, em seguida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Ao analisar os dados, podemos verificar que o Candidato X pode oscilar entre 40 e 44 por cento nas intenções de votos.
(  ) Por meio dos dados obtidos na pesquisa, os candidatos Y e Z estão tecnicamente empatados levando em consideração a margem de erro.
(  ) O Candidato X pode chegar a 46%, levando em conta a margem de erro amostral.
(  ) Os Candidatos X e Z estão empatados por meio dos dados obtidos na pesquisa.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Candidato%
Candidato X42
Candidato Y31
Candidato Z27
Fonte: Dados Fictícios
a) V - V - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

17 Análise de regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas (ou qualitativas) de tal forma que uma variável pode ser predita a partir da outra ou outras. Por esta razão, o primeiro passo ao estudarmos duas variáveis conjuntamente é calcular o coeficiente de correlação linear entre elas.

Qual informação o coeficiente de correlação nos dá?

a) Ele fornece uma medida de quanto de uma variável é explicada angularmente pela outra variável.
b) Indica uma medida de quanto de uma variável é explicada linearmente pela outra variável.
c) Ele fornece a quantidade de amostras a serem analisadas.
d) Indica a variação entre a média, a mediana e a moda.

18 No caso das séries estatísticas, bem como na distribuição de frequência, quando se está representando graficamente algo estatisticamente, existe um tipo de gráfico para cada tipo de variável que será representada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O gráfico de linha é aquele constituído sobre o plano cartesiano (o eixo horizontal x e o eixo vertical y) por pares de pontos (x, y), que correspondem à variável e à frequência observada e são ideais para apresentar séries históricas e séries mistas que as envolvam.
II- Para representar as variáveis qualitativas ordinais ou variáveis discretas, o gráfico de colunas (ou barras) é bastante indicado. Assim, é ideal para séries territoriais e séries categóricas. Ele consiste em representarmos a frequência absoluta da variável por meio de colunas (ou barras).
III- O gráfico de setores é também conhecido como gráfico de pizza. Trata-se de um círculo dividido por fatias cujos ângulos internos são proporcionais às partes envolvidas. Ele é indicado para variáveis qualitativas, desde que suas séries não possuam muitas linhas.
IV- De todos os tipos de gráfico, o que é menos visto na imprensa em geral, é o pictograma: esse tipo de gráfico não utiliza desenhos compatíveis com o objeto de pesquisa ou a variável retratada.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

19 Em estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado população. É um conjunto constituído por indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. Com relação aos tipos de amostra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Amostras aleatórias simples é quando qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhida.
(  ) Amostras por conveniência: é o tipo de amostra que se obtém com maior facilidade disponibilizada pela população.
(  ) Amostras ponderadas: para se obter esse tipo de amostra, é de exclusividade a utilização da tabela de números aleatórios.
(  ) Amostragem por grupos: são levados em consideração grupos com características distintas, não podendo conter nenhuma característica em comum, podendo interferir no resultado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - V.

20 Um professor de matemática financeira de uma faculdade na qual a modalidade de estudos é presencial estava interessado em verificar uma possível correlação entre duas variáveis: o número de faltas e a nota final dos acadêmicos. Para tanto, procedeu com uma pesquisa estatística que acabou por gerar um coeficiente de correlação de Pearson r = - 0,50. Com relação ao coeficiente obtido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (  ) O coeficiente obtido significa que há uma correlação negativa moderada. (  ) O coeficiente obtido significa que não existe correlação entre as duas variáveis. (  ) Como as duas variáveis são positivamente relacionadas, isso indica uma tendência moderada de que os acadêmicos com as maiores médias são os que mais faltaram. (  ) Como as duas variáveis são negativamente relacionadas, isso indica uma tendência moderada de que os acadêmicos com as maiores médias são os que menos faltaram. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - V.

21 Usamos o método estatístico quando é impossível fazer o uso do método experimental, visto que nem sempre temos controle dos fatores envolvidos para fixar seus valores. As fases do método estatístico são: coleta de dados, crítica dos dados, apuração dos dados, apresentação dos dados e análise dos resultados. Com relação a essas fases, analise as sentenças a seguir:

I- A crítica dos dados pode ser de origem externa ou interna.
II- A apuração dos dados nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a sua disposição mediante critérios de classificação.
III- A coleta direta de dados pode ser classificada com relação ao fator tempo, como: contínua, periódica, ocasional.
IV- A última fase do trabalho estatístico é a apuração dos dados.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

22 (ENADE, 2012) A tabela abaixo apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.

Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes.

I. A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III. As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.

É correto apenas o que se afirma em:

Imagem de uma tabela contendo informações sobre setores da economia nos anos de 2007, 2008 e 2009

a) III e IV.
b) I, II e IV.
c) I e III.
d) I e II.

23 (ENADE, 2018) No gráfico a seguir, relativo à relação custo-volume-lucro da atividade de determinada empresa, estão representados o ponto de equilíbrio e as retas da receita total, dos custos totais e dos custos fixos para um certo nível de produção e venda. Com base na análise desse gráfico, analise as sentenças a seguir:

I- Se os custos variáveis unitários aumentarem, o ponto de equilíbrio se deslocará para a direita.
II- Se o montante de custos fixos aumentarem, o ponto de equilíbrio se deslocará para a direita.
III- Se os preços unitários de vendas aumentarem, o ponto de equilíbrio se deslocará para a direita.
IV- Se a empresa conseguir alcançar um montante de vendas superior ao ponto de equilíbrio, ela passará a acumular lucros.

Assinale a alternativa CORRETA:

Imagem de um gráfico com eixos x e y, com linhas nas cores azul, roxo e laranja

a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

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