Marketing


Questões sobre a matéria de Marketing
1 O lançamento de produtos no mercado depende de ações integradas de comunicação, chamada de comunicação integrada de marketing. Nela, constam variadas estratégias, como propaganda, relações públicas ou promoção de vendas. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:

I- A promoção de vendas é a interação pessoal com os possíveis compradores.
II- A propaganda é a utilização pelo correio ou e-mail para se comunicar diretamente com o consumidor.
III- O marketing direto é qualquer forma paga de promoção não pessoal de ideias, mercadores ou serviços.
IV- As relações públicas representam as ações variadas pensadas para fortalecer a imagem da marca em diferentes públicos.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

2 O processo de compra de um produto depende de várias etapas específicas, que representam momentos em que o consumidor passa ou passará até após a realização da compra. Sobre esse processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A primeira etapa é a necessidade, que representa a identificação de uma necessidade de um produto ou serviço para resolver um problema existente.
( ) A informação é a segunda etapa, em que o consumidor busca informações sobre o produto ou serviço desejado.
( ) A avaliação é a terceira etapa, em que o consumidor avalia todas as informações obtidas sobre os produtos ou serviços necessários.
( ) A decisão é a quarta e última etapa, em que o consumidor efetua a compra com base nas informações avaliadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - V.

3 A tomada de decisões ocorre na vida das pessoas quando precisam consumir um produto ou serviço e a complexidade do que será consumido terá consequências na decisão a ser tomada. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Decisão rotineira.
II- Decisão limitada.
III- Decisão extensiva.

( ) Ao comprar sal no supermercado, Ricardo realizou a compra do produto mais barato e não fez comparação de marcas.
( ) Ao pesquisar em cinco concessionárias de veículo, Patrícia fez a comparação dos modelos que conheceu em termos de consumo, conforto, espaço interno e custo de manutenção, para após isso definir qual veículo escolheria.
( ) Júlio precisa comprar uma calça nova e foi até uma loja de departamentos. Chegando ao setor, verificou que haviam seis marcas em oferta. Provou todas elas e mais algumas que não estavam em oferta. Escolheu a da marca mais "famosa".
( ) O computador de Florinda parou de funcionar. Ao levar na assistência técnica, o profissional disse que sairia mais caro consertar do que ela comprar um novo, já que seu computador estava obsoleto. Como o computador tinha seis anos de uso, Florinda decide fazer uma pesquisa em algumas lojas. Pegou panfletos com valores e especificações técnicas e após fazer uma comparação, realizou a compra de um novo computador duas semanas depois.

Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:

a) II - III - I - II.
b) I - III - II - III.
c) II - I - III - I.
d) III - II - II - III.

4 O planejamento de uma empresa não deve ser algo rígido, pois o mercado é mutável de forma constante. As atividades sistemáticas do planejamento de marketing podem ajudar as empresas a traçar seus objetivos para ganhar mercado. Sobre o planejamento de marketing, assinale a alternativa CORRETA:

a) As estratégias de marketing englobam ações que levam em maior consideração o planejamento de novos produtos, pois eles serão comprados pelo mercado e caso não dê certo, uma oferta ajudará a empresa a faturar mais.
b) As estratégias de marketing devem adotar um pensamento comercial, em que aumentar as vendas são o grande objetivo da empresa.
c) As estratégias de marketing podem ser desenvolvidas dentro da empresa e os gestores são os responsáveis pelo seu desenvolvimento, ainda que não haja uma análise de ambiente interno ou externo para a formulação das estratégias da empresa.
d) As estratégias de marketing devem levar em consideração mudanças de mercado, fazendo com que a empresa aproveite as oportunidades que possam aparecer e adaptar seus produtos aos desejos dos consumidores.

5 Para que uma organização, de grande ou pequeno porte, possa colocar em prática suas estratégias, ela necessita definir um planejamento específico para ser seguido pela empresa. Assim, com a finalidade de alcançar os objetivos estratégicos, três tipos de planejamento podem ser colocados em prática em uma empresa. Sobre os tipos de planejamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O planejamento estratégico pode compreender objetivos organizacionais e planos de longo prazo.
( ) O planejamento operacional pode ser representado por planos trimestrais, procedimentos e política de divisão.
( ) O planejamento tático retrata planos diários e semanais, procedimentos e regras de departamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

5 Tão importante quanto saber definir estratégias é saber identificar o objetivo de determinado negócio. Se uma empresa conhece bem seus problemas e seus objetivos, saberá definir as melhores estratégias para resolver seu problema. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) "Atrair novos consumidores dos seus concorrentes" pode ser considerada uma estratégia de penetração de mercado.
( ) "Buscar outros canais de distribuição além dos seus mercados atuais" pode ser considerada uma estratégia de desenvolvimento de mercado.
( ) "Criar novos portfólios, diversificando os produtos" pode ser considerada uma estratégia de desenvolvimento do produto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V.
b) V - V - V.
c) F - V - V.
d) F - F - F.

7 Para que seja possível definir estratégias de crescimento de um produto ou serviço, as organizações necessitam compreender, antes de tudo, em qual estágio seu produto ou serviço se encontra. Afinal, ele está bem ou mal no mercado? Para auxiliar nesta identificação, os profissionais de marketing podem utilizar a ferramenta Matriz BCG. Sobre as classificações existentes nessa matriz, analise as sentenças a seguir:

I- Em "Oportunidade", o produto ainda está com um mercado em baixa, mas com alta taxa de crescimento.
II- Em "Geradora de Caixa", o produto já é bem-sucedido, porém não é certo que gere receitas positivas para a organização.
III- Em "Estrelas", o produto é o carro forte da empresa, gerando lucro devido ao número de vendas e tempo no mercado.
IV- Em "Abacaxis", o produto está com baixa participação de mercado, baixo crescimento e gera pouco lucro ou prejuízo para a organização.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

8 Kotler (1998) propôs uma classificação dos diferentes momentos que o marketing passou, evidenciando os momentos econômicos, objetivos de cada época, diretrizes etc. Esta classificação propõe a divisão dos momentos em marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Sobre essas classificações, analise as sentenças a seguir:

I- O marketing 1.0 tem como proposição de valor o relacionamento.
II- O marketing 2.0 tem como proposição de valor o aspecto funcional dos produtos.
III- O marketing 3.0 tem como proposição de valor os aspectos funcionais, emocionais e espirituais das marcas.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

9 Decisões relativas ao produto, ao preço, à promoção e à praça são conhecidos como decisões do mix de marketing. Estes quatro fatores quando usados em conjunto de forma estratégica podem fornecer à organização força suficiente para fazer frente aos concorrentes. Com relação ao mix de marketing, analise as seguintes sentenças:

I- Promover produtos significa enaltecer os pontos fortes, diferenciais e características que podem resolver problemas, atender necessidades ou desejos dos consumidores.
II- A melhor propaganda é aquela que foca no preço baixo como principal atributo.
III- A promoção usa a propaganda e o marketing pessoal como ferramentas efetiva para produtos e serviços.
IV- A persuasão é presente na promoção, com o uso de mensagem publicitária para atrair e convencer consumidores que estão indecisos a respeito de uma compra.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

10 O planejamento de marketing leva em consideração uma série de aspectos que devem ser observados pelas organizações para estarem melhor preparadas para atender ao mercado, que sempre exige mais dos produtos e serviços ofertados. Sobre o planejamento de marketing, analise as sentenças a seguir:

I- O planejamento de marketing é um documento que possui estratégias definidas para que a organização possa aproveitar as oportunidades de mercado e deve ser revisado periodicamente.
II- No planejamento de marketing, a pesquisa de mercado não tem grande relevância, já que os canais de contato da empresa são eficazes para se monitorar o comportamento do cliente.
III- O documento de missão é um documento relacionado ao planejamento estratégico, sendo que no planejamento de marketing a missão é vender cada vez mais.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

11 Dentre as marcas mais valiosas do Brasil em 2017, segundo a empresa de consultoria internacional, está a Havaianas. A marca, que se coloca como um case de reposicionamento, ocupou o 16o lugar no ranking, com crescimento de 13%. Sobre o reposicionamento da Havaianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Para sair do mercado de commodities, cuja gestão se baseia na redução de custos de produção, a marca passou a investir em branding, com o objetivo de agregar valor ao produto inicialmente barato.
( ) A marca, inicialmente dirigida ao público de baixa renda, tomou a decisão estratégica de investir em um novo posicionamento para atingir o consumidor de classe média.
( ) O lançamento de uma linha dirigida à classe média, Havaianas Top, representou a mudança de posicionamento da marca.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V.
b) V - V - F.
c) V - V - V.
d) F - V - F.

12 Em um contexto em que as informações são os grandes impulsionadores para as tomadas de decisões, as organizações necessitam cada vez mais estruturar seus processos de gerenciamento de informações. Neste sentido, o Sistema de Informações de Marketing (SIM) garante que os dados sejam gerenciados, facilitando as tomadas de decisões. Sobre o SIM, analise as sentenças a seguir:

I- O Sistema de Informações de Marketing apresenta informações relacionadas ao ciclo de pedidos e relatórios de vendas.
II- No Sistema de Informações de Marketing está contemplado um sistema computadorizado de apoio à decisão de marketing, que ajuda os administradores a interpretarem dados e informações relevantes.
III- O Sistema de Informações de Marketing define o processo de pesquisa de campo das organizações, listando as etapas que devem ser colocadas em prática pela organização.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

13 Para que uma pesquisa aconteça, é necessário estabelecer uma ordem de todas as atividades que precisam ser desenvolvidas. Essas atividades caracterizam as etapas do processo de pesquisa. Sobre a ordem desse processo, assinale a alternativa CORRETA:

a) Definição do problema - Formulação da concepção da pesquisa - Desenvolvimento de uma abordagem - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
b) Desenvolvimento de uma abordagem - Definição do problema - Formulação da concepção da pesquisa - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
c) Formulação da concepção da pesquisa - Definição do problema - Desenvolvimento de uma abordagem - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
d) Definição do problema - Desenvolvimento de uma abordagem - Formulação da concepção da pesquisa - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.

14 Para um profissional de marketing atuar no mercado é fundamental que ele conheça diferentes modelos de negócios e como atuam. Franquias, por exemplo, são modelos de negócios em alta, que possibilitam a expansão de empresas existentes. Sobre as franquias, assinale a alternativa CORRETA:

a) Franqueador é indivíduo, pessoa física ou pequeno empresário que deseja iniciar um negócio, visando minimizar os riscos de fracasso, dessa forma, licencia a marca/produto ou serviço a partir de um modelo já homologado.
b) Franchising, termo utilizado para denominar o negócio de franquias, trata-se de um acordo contratual entre duas companhias legalmente independentes em que o franqueador concede ao franqueado o direito de vender o produto do franqueador.
c) Franqueada é a empresa fabricante do produto/serviço ou proprietário da marca, que visa expandir seus pontos de venda, rapidamente, fazendo uso de capital de terceiros.
d) O sistema de franquias é entendido como um modelo que visa ao lucro individual, buscando atender aos objetivos e metas de uma única empresa.

15 Pesquisas de mercado são fundamentais para se obter dados, contribuindo para a tomada de decisão estratégica. No entanto, realizar pesquisa não é uma tarefa fácil, pois exige uma série de cuidados que devem ser levados em consideração para se alcançar informações confiáveis. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- A pergunta de pesquisa é necessária para se iniciar uma pesquisa.
II- O desenvolvimento de questionários é uma das etapas da pesquisa, em que o pesquisador elabora as perguntas que conduzirão sua pesquisa qualitativa.
III- O público a ser entrevistado é uma das etapas fundamentais da pesquisa.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

16 Para obter resultados que contribuam para os negócios nas pesquisas, o pesquisador necessita seguir etapas. Malhotra (2011) defende que a pesquisa segue determinadas etapas, que garantem melhores resultados aos problemas das pesquisas. Sobre os elementos da etapa da pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A coleta de dados é o primeiro passo da pesquisa, em que o pesquisador aborda o entrevistado com questionamentos que contribuam para atender ao objetivo da pesquisa.
( ) A apresentação do relatório da pesquisa é a última etapa do processo de pesquisa.
( ) A Análise SWOT é uma das etapas da pesquisa, em que os dados são analisados para posteriores análises estratégicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - F.
b) F - V - F.
c) V - V - F.
d) V - V - V.

17 O marketing de relacionamento é uma das vertentes do marketing que atua para a entrega de questões específicas, relacionadas à manutenção do relacionamento de longo prazo com seus públicos de interesse. Sobre o marketing de relacionamento, analise as sentenças a seguir:

I- A gestão do relacionamento com o cliente é parte essencial das funções do marketing de relacionamento, que busca o desenvolvimento, a prospecção e a retenção de clientes.
II- O principal objetivo do marketing de relacionamento é criar bens e serviços para o consumidor com qualidade, durabilidade, preço justo e design interessante.
III- É objetivo do marketing de relacionamento impactar o maior número de consumidores em suas regiões de atuação.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

18 Para que seja possível colocar em prática as estratégias de marketing, é necessário documentar todo o contexto em que se situa a organização e listar ações que possam ser executadas de forma estratégica, com a finalidade de atender a um objetivo de marketing. O plano de marketing é o documento responsável por compilar todas estas informações. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:

a) O plano de marketing pode ser denominado também como Planejamento Estratégico, apresentando as diretrizes estratégicas da organização.
b) Um dos itens do planejamento de marketing é a análise SWOT, responsável por definir as estratégias de mercado que podem ser colocadas em prática pela organização.
c) No plano de marketing, são apresentadas as informações detalhadas sobre o processo de coleta de dados para a tomada de decisão.
d) O plano de marketing é como um mapa - ele mostra à empresa aonde ela está indo e como vai chegar lá. Ele é tanto um plano de ação como um documento escrito.

19 O plano de marketing é um documento formal em que são apresentadas informações sobre o mercado, análises, estratégias, custos e instrumentos de avaliação dos resultados. Em uma das etapas deste documento são expostas as informações pertinentes à empresa, relacionadas ao seu ambiente interno e externo. Sobre como é denominada esta etapa, assinale a alternativa CORRETA:

a) Análise SWOT.
b) Sumário executivo.
c) Estratégias de marketing.
d) Análise da situação.

20 As pesquisas de mercado são fundamentais para que as organizações possam compreender a fundo as necessidades dos seus consumidores, bem como os pontos fortes e fracos de seu negócio. Para que possam colocar em prática uma pesquisa, as organizações necessitam estabelecer inúmeros critérios que contribuem para fazer a pergunta certa, no momento certo, para a pessoa certa. Sobre os tipos de entrevistas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) As entrevistas com grupos focais acontecem em grupo, sempre com um tema predefinido.
( ) As entrevistas estruturadas ocorrem mediante questionário totalmente estruturado.
( ) Na entrevista em profundidade, o pesquisador questiona o consumidor sobre determinado tema.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V.
b) F - F - F.
c) V - V - V.
d) F - F - V.

21 Para obter resultados que contribuam para os negócios nas pesquisas, o pesquisador necessita seguir etapas. Malhotra (2011) defende que a pesquisa segue determinadas etapas, que garantem melhores resultados aos problemas das pesquisas. Sobre os elementos da etapa da pesquisa, analise as sentenças a seguir:

I- A coleta de dados é o primeiro passo da pesquisa, em que o pesquisador aborda o entrevistado com questionamentos que contribuam para atender ao objetivo da pesquisa.
II- A apresentação do relatório da pesquisa é a última etapa do processo de pesquisa.
III- A Análise SWOT é uma das etapas da pesquisa, em que os dados são analisados para posteriores análises estratégicas.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

22 O posicionamento envolve a identidade e os diferenciais de valor ofertado ao cliente. Assim, o posicionamento quando bem planejado traz vantagem competitiva para a empresa. Sobre o posicionamento de marca, assinale a alternativa CORRETA:

a) Não melhora a lembrança da marca, o que dá à empresa uma visão parcial do mercado consumidor.
b) Melhora a memorização da marca, gera valor e vantagem competitiva sobre os concorrentes.
c) Gera exclusividade de marca, diminuindo o desempenho do P de promoção.
d) Permite melhorar o desempenho da empresa, gerando valor e afastando distribuidores.

23 Antes de entrar em um mercado internacional, as organizações necessitam ter um conhecimento profundo sobre todas as questões que podem influenciar o seu negócio neste movimento. As características de um país estrangeiro podem ser cruciais para que o negócio tenha sucesso ou não neste novo mercado. Considerando tais características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A integração econômica é um dos fatores que influencia positivamente a entrada de um negócio em um país estrangeiro.
( ) O nacionalismo é um dos fatores que influencia positivamente a entrada de um negócio em um país estrangeiro.
( ) O foco doméstico de negócio é um dos fatores que influencia negativamente a entrada de um negócio em um país estrangeiro.
( ) A existência de mercados livres é um dos fatores que influencia negativamente a entrada de um negócio em um país estrangeiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - F - F.

24 O endomarketing é uma das atividades internas que prioriza o colaborador, desenvolvendo estratégias que possam valorizar as equipes internas, contribuindo, assim, para um maior engajamento e melhores resultados. Sobre esta abordagem do marketing, analise as sentenças a seguir:

I- Endomarketing é uma das estratégias de gestão de pessoas nas empresas, buscando não apenas o sucesso em termos de mercado, mas a preservação da imagem.
II- O endomarketing tem como objetivo central a geração de lucro.
III- Uma das premissas do endomarketing é o desenvolvimento de comunidades em que as organizações estão inseridas.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

25 Kotler (1998) propôs uma classificação dos diferentes momentos que o marketing passou, evidenciando os momentos econômicos, objetivos de cada época, diretrizes etc. Esta classificação propõe a divisão dos momentos em marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Sobre essas classificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O marketing 1.0 tem como proposição de valor o relacionamento.
( ) O marketing 2.0 tem como proposição de valor o aspecto funcional dos produtos.
( ) O marketing 3.0 tem como proposição de valor os aspectos funcionais, emocionais e espirituais das marcas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V.
b) F - F - V.
c) F - F - F.
d) V - F - V.

26 O processo de compra de um produto depende de várias etapas específicas, que representam momentos em que o consumidor passa ou passará até após a realização da compra. Sobre esse processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A primeira etapa é a necessidade, que representa a identificação de uma necessidade de um produto ou serviço para resolver um problema existente.
( ) A informação é a segunda etapa, em que o consumidor busca informações sobre o produto ou serviço desejado.
( ) A avaliação é a terceira etapa, em que o consumidor avalia todas as informações obtidas sobre os produtos ou serviços necessários.
( ) A decisão é a quarta e última etapa, em que o consumidor efetua a compra com base nas informações avaliadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - V - V.

27 Conhecer e explorar as necessidades de um mercado deve ser um papel exercido pelas organizações. Elas devem entender estas necessidades para alinhar seus produtos e serviços a elas. Com relação ao marketing, assinale a alternativa CORRETA:

a) Envolve a transferência de bens e serviços, sempre buscando atender aos objetivos da organização.
b) Beneficia sempre os atacadistas e produtores na venda de produtos e serviços, e o consumidor fica em segundo plano.
c) Leva em consideração a realização de trocas que ofertam valor, envolvendo sempre as duas partes.
d) Busca sempre a maximização do lucro para as empresas.

28 Para que seja possível colocar em prática as estratégias de marketing, é necessário documentar todo o contexto em que se situa a organização e listar ações que possam ser executadas de forma estratégica, com a finalidade de atender a um objetivo de marketing. O plano de marketing é o documento responsável por compilar todas estas informações. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:

a) O plano de marketing é como um mapa - ele mostra à empresa aonde ela está indo e como vai chegar lá. Ele é tanto um plano de ação como um documento escrito.
b) No plano de marketing, são apresentadas as informações detalhadas sobre o processo de coleta de dados para a tomada de decisão.
c) O plano de marketing pode ser denominado também como Planejamento Estratégico, apresentando as diretrizes estratégicas da organização.
d) Um dos itens do planejamento de marketing é a análise SWOT, responsável por definir as estratégias de mercado que podem ser colocadas em prática pela organização.

29 No ano de 2016, segundo dados divulgados pelo IBGE, o Brasil alcançou 64,7% da sua população conectada à internet. São cerca de 116 milhões de pessoas buscando o meio digital como fonte de informação, espaço de interação social e consumo. Neste sentido, as organizações necessitam reconhecer este cenário digital como integrante de toda a estratégia de negócio, não havendo mais a separação entre o on-line e off-line. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- O E-commerce é a realização de comunicações e transações de negócios através de redes de computadores.
II- O Inbound Marketing busca produzir conteúdo útil ao consumidor, para que ele o encontre quando quiser resolver um problema ou atender a uma necessidade.
III- O Marketing de Conteúdo sustenta-se na premissa de que, ao fornecer algo de valor para o público, você está desenvolvendo um relacionamento saudável, baseado na confiança.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

30 A popularização da internet fez com que novos formatos de vendas pudessem surgir para atender às necessidades dos consumidores. O e-commerce, nesse contexto, possibilita que pequenos negócios tenham uma cobertura muito maior do que em décadas passadas. Ainda, o consumidor passa a ter novas possibilidades de compras para além da sua região. Sobre o e-commerce, analise as sentenças a seguir:

I- O e-commerce ou comércio eletrônico é a realização de comunicações e transações de negócios através de redes de computadores.
II- O e-commerce proporciona aos vendedores acesso a uma audiência global, à capacidade de operar com uma infraestrutura mínima e ao aumento de despesas e maiores economias da escala.
III- O e-commerce possibilita ao consumidor uma seleção maior de possibilidades, menor conveniência e preço competitivo.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

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