Gestão de Projetos e Processos


Questões sobre a matéria de Gestão de Projetos e Processos
1 Embora o benchmarking seja uma ferramenta muito utilizada nas empresas, sobretudo aquelas que buscam um desempenho superior, verifica-se diversas desvantagens com relação à utilização da ferramenta. Com relação às desvantagens do benchmarking competitivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Foco limitado; visão interna tendenciosa.
( ) Dificuldades de coleta de dados; questões éticas; atitudes antagônicas.
( ) Dificuldades na transferência de práticas para ambientes diferentes.
( ) Não pode ignorar fatores que sejam extremamente característicos de determinada organização eleita para estudo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - F - F.

2 A modelagem de processos refere-se à atividade que proporciona a representatividade dos processos de uma organização, de forma a proporcionar a analise dos pontos onde o processo pode ser melhorado. Sobre o gerenciamento de processos, um conceito desta terminologia está relacionado ao gerenciamento de processos de negócio, em que a disciplina está voltada para a gestão de processos, que inclui uma série de atividades ou ciclos. Com relação a essa terminologia, assinale a alternativa CORRETA:

a) BPMN - Business Process Management Notation.
b) BPMS - Business Process Management System.
c) BPM - Business Process Management.
d) Ferramentas tecnológicas.

3 O benchmarking proporciona melhoria no desempenho organizacional, proporcionando um desempenho superior ao longo do tempo e mantendo uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os estudos sobre benchmarking apresentam diferentes tipologias. Acerca da tipologia que tem seu foco na identificação de líderes, independente do ramo de atuação, assinale a alternativa CORRETA:

a) Benchmarking competitivo.
b) Benchmarking genérico.
c) Benchmarking funcional.
d) Benchmarking interno.

4 As técnicas de modelagem evoluíram a partir da criação dos fluxogramas. O fluxograma proporciona uma representação gráfica e sequencial de todas as etapas de um determinado processo, mostrando a relação de cada uma das etapas com o todo. Para sua construção, o fluxograma utiliza de vários símbolos. Sobre esses símbolos, analise as opções a seguir:

I- Símbolo de atividade.
II- Sentido do fluxo.
III- Falência.
IV- Decisão.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As opções I, II e IV estão corretas.
b) As opções II, III e IV estão corretas.
c) Somente a opção III está correta.
d) As opções I, II e III estão corretas.

5 Os modelos de gestão vem evoluindo a cada ano. Parte desta evolução está relacionada ao avanço tecnológico, que proporcionou um impulso ao desenvolvimento dos modelos de gestão, surgindo diversos novos conceitos e terminologias relacionadas a esta evolução tecnológica. Sobre o nome dado aos procedimentos ou maneiras escolhidas para realizar atividades, como atividades de análise e modelagem de processos, assinale a alternativa CORRETA:

a) Modelos.
b) Metodologias.
c) Técnicas.
d) Métodos.

6 A técnica EPC é baseada em processos voltados para o controle de fluxos de atividades e eventos, bem como para as suas relações dependentes. A técnica EPC apresenta algumas vantagens. Sobre as vantagens da técnica EPC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Adequada para descrever estruturas complexas de processos e atividades, mapeando com perfeição o fluxo de controle entre atividades.
( ) Apresenta uma notação gráfica simples, intuitiva e suporte de um bom número de ferramentas de mercado, em vários níveis de potencialidade e preço.
( ) Seu uso é restrito para modelos de pequena escala e com baixa complexidade.
( ) Permite a integração de elementos de diferentes visões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

7 Dentre tantas definições de processo, verificamos a etimologia da palavra que tem origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona ao processo de negócios:

a) Compreende um conjunto de atividades, associada às informações que manipula, utilizando recursos e a organização da empresa.
b) Disposição para agir; atividade, energia, movimento.
c) Qualquer trabalho, manual ou intelectual, que se faz por obrigação ou voluntariamente.
d) Hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineira.

8 O benchmarking proporciona a organização melhoria no seu desempenho organizacional, proporcionando um desempenho superior ao longo do tempo, mantendo uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os estudos sobre benchmarking apresentam diferentes tipologias. Uma destas tipologias é caracterizada pela pesquisa desenvolvida com foco no concorrente da organização. Esta tipologia de benchmarking não pode ignorar fatores que sejam extremamente característicos de determinada organização eleita para estudo. Sobre essa tipologia conceituada anteriormente, assinale a alternativa CORRETA:

a) Benchmarking interno.
b) Benchmarking funcional.
c) Benchmarking genérico.
d) Benchmarking competitivo.

9 Os modelos de gestão vem evoluindo a cada ano. Parte desta evolução está relacionada aos avanços tecnológicos, que impulsionaram o desenvolvimento dos modelos de gestão, surgindo diversos novos conceitos e terminologias. O conceito de uma destas terminologias é formado por um conjunto consistente e complementar de modelos que descrevem vários aspectos de uma organização e que têm por objetivo auxiliar um ou mais usuários de uma organização em algum propósito. Com relação à terminologia conceituada, assinale a alternativa CORRETA:

a) Análise e modelagem de processos (AMOP).
b) Modelo de organização.
c) Métodos.
d) Ferramentas tecnológicas.

10 O processo de melhorias identificadas pelo modelo de processos não exige necessariamente o envolvimento de Tecnologia da Informação. No entanto, essa tecnologia é muito utilizada, contribuindo para o desenvolvimento organizacional. Sobre o gerenciamento de processos, um conceito desta terminologia está relacionado à técnica ou modelo notacional de processos de negócio, focada na modelagem, análise e orquestração. Com relação a essa terminologia, assinale a alternativa CORRETA:

a) BPMS - Business Process Management System.
b) BPMN - Business Process Management Notation.
c) Ferramentas tecnológicas.
d) BPM - Business Process Management.

11 As empresas necessitam otimizar, mapear e modelar os seus processos corretamente para entregar valor aos seus clientes e, desta forma, obter vantagens competitivas. Processos são tarefas ou atividades distribuídas em um espaço de tempo que produzem resultados padronizados, possuem entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas. Com relação à modelagem de processos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Destina-se especificamente a apoiar internamente a formação da liderança.
b) É uma técnica desenhada para entender e descrever o processo.
c) Trata-se de um diagrama que representa a entrega de um produto, desde o pedido do cliente até a entrega propriamente dita.
d) Destina-se a clarificar papéis e procedimentos.

12 O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz (Project Management Institute - PMI). Trata-se de uma competência estratégica para organizações, que permite que as empresas possam competir em alto nível em seus mercados. Dentre as técnicas para a execução de projetos destaca-se o PMBOK, documento editado pelo PMI e reconhecido mundialmente como o principal e mais completo guia de conhecimento da área de projetos, no qual se identificam os elementos fundamentais que suportam o gerenciamento de projetos.

Além das dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, é proposto neste guia cinco grupos de processos que organizam a sequência do gerenciamento do projeto. Sobre os cinco grupos destacados no PMBOK e as suas finalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Início.
II- Planejamento.
III- Execução.
IV- Monitoramento e controle.
V- Encerramento.

( ) Os processos são exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar qualquer área, nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.
( ) São realizados os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
( ) Os processos são executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
( ) Os processos são realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.
( ) É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) IV - II - I - III - V.
b) IV - II - I - V - III.
c) III - II - I - IV - V.
d) I - II - III - IV - V.

13 No Project Management Institute (PMI), o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Um projeto é um evento único e exclusivo, apresentando um conjunto de resultados esperado pelas empresas ao final. É uma atividade complexa e necessita, por parte das equipes, capacidade de coordenação e controle detalhado de prazos, relacionamentos, custos e desempenho. Dentre as técnicas para a execução de projetos, destaca-se o Project Management Body of Knowledge - PMBOK -, editado pelo PMI e reconhecido mundialmente como o principal e mais completo guia de conhecimento, em que se identificam os elementos recorrentes e que suportam o gerenciamento de projetos divididos em dez áreas de conhecimento. Sobre algumas dessas áreas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O gerenciamento das comunicações visa assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas.
( ) Assegurar que os produtos ou serviços do projeto estarão em conformidade com o solicitado pelo cliente ou contratante envolve o gerenciamento da qualidade.
( ) Gerenciamento de riscos envolve planejar, identificar, qualificar, quantificar, responder e monitorar as ameaças decorrentes da execução do projeto.
( ) Assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem-sucedida faz parte do gerenciamento do escopo.
( ) Processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto envolve o gerenciamento do escopo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - V - V.
b) F - V - V - F - F.
c) F - F - F - F - V.
d) V - F - F - F - F.

14 O BPMN é uma linguagem padrão e intuitiva utilizada para modelagem de processos e suas fases, que auxilia a estruturar e melhorar a comunicação entre setores e pessoas, ilustrando graficamente os detalhes complexos de um processo. O BPMN especifica o processo de negócio em um diagrama ou fluxo que é facilmente lido tanto por usuários técnicos (ex.: programador de pcp) quanto por usuários de negócios (ex.: gerente de vendas). O BPMN não é a única ferramenta de apoio ao mapeamento de processos, mas é uma das mais utilizada nas organizações. Observe a figura anexa, com alguns elementos gráficos utilizados no BPMN. Sobre os elementos que aparecem na figura, assinale a alternativa CORRETA:

Imagem de um desenho de BPMN

a) Gateways, evento de fim, evento de início, sub-processo, eventos intermediários.
b) Gateways, processo, sub-processo, eventos intermediários, eventos de fim.
c) Gateways, evento de início, evento de fim, tarefa, processo.
d) Gateways, sub-processos, eventos de início, eventos intermediários,tarefa.

15 As ferramentas e suporte aos projetos estão disponíveis para auxiliar no processo decisório. As ferramentas proporcionam aos gestores criarem diferentes cenários, e observar de diversos ângulos como se comporta um mesmo problema. As ferramentas geram documentos que auxiliaram na elaboração das estratégias organizacionais. Sobre as ferramentas de suporte aos projetos, analise as opções a seguir:

I- Matriz de GUT.
II- Diagrama de BCC.
III- Diagrama de Pareto.
IV- Fluxograma.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As opções I, II e IV estão corretas.
b) As opções I, II e III estão corretas.
c) As opções II, III e IV estão corretas.
d) As opções I, III e IV estão corretas.

16 Os processos de gerenciamento de projetos relacionados à integração entre processos, suas interações e seus objetivos, são agrupados em cinco categorias, conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos). Com relação aos grupos de processos de planejamento, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os processos são executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
b) Neste grupo de projeto são realizados os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
c) Os processos são realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.
d) Neste grupo, os processos são estruturados para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar qualquer área nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.

17 O diagrama de Pareto é utilizado em diversas áreas da gestão. A área de estoques utiliza como método para classificar o estoque em estoque ABC. A área de gestão da qualidade utiliza como ferramenta para identificar quais itens serão prioridades na sua resolução de problemas. Sobre o diagrama de Pareto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O diagrama de Pareto, também é conhecido como diagrama 80x20.
( ) os estudos originais sobre diagrama de Pareto foram feitos levando em consideração a renda da população.
( ) O diagrama de Pareto dispensa qualquer outro conjunto de métodos de classificações (ex.: G.U.T; e/ou SIMPLES).
( ) O diagrama de Pareto proporciona a identificação e as causas dos problemas envolvidos em um processo gerencial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - F - V.

18 O MASP, derivado do PDCA, apresenta muito mais ênfase na etapa do planejamento, tendo em vista a importância que o planejamento tem para o sucesso dos projetos organizacionais. O método de análise de solução de problemas - MASP - é formado pelas etapas: problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, padronização e conclusão. Dentro de cada etapa ainda estão presente outras subetapas. Com relação às subetapas da categoria problema, assinale a alternativa CORRETA:

a) Esta categoria não está concentrada em avaliar as perdas atuais.
b) A categoria problema tem foco em executar as ações.
c) A categoria problema inclui ações para incentivar o envolvimento dos membros da equipe.
d) Nesta categoria busca-se treinar os membros da equipe.

19 A ferramenta BPMN tem como um de seus objetivos criar um mecanismo gráfico, relativamente simples para modelar processos. Os elementos básicos desta ferramenta são: atividades, eventos, gateways (símbolos de decisões) e conectores. O elemento atividade está subdividido em tipos denominados: tarefa, subprocesso e processo. Com relação à definição de atividade, assinale a alternativa CORRETA:

a) Pontos de desvio que determinarão o caminho que o processo seguirá, simbolizados por losangos.
b) Indica onde o processo irá acabar, representado por círculos.
c) Representa o trabalho que será executado em um processo de negócio, simbolizado por retângulos.
d) Algo que acontece no início do processo, o pedido de plano, simbolizados por círculos.

20 Projetos e processos são atividades diferentes. Processos são atividades contínuas que produzem resultados padronizados, possuem entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas. Sobre exemplos de processos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Receber o pagamento.
b) Faturar um serviço.
c) Entrevistar o candidato a vaga de trabalho.
d) Software de Gestão.

21 Processos são atividades contínuas que produzem resultados padronizados, possuem entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas ao longo do tempo. Existem diversas ferramentas de modelagem de processos, uma delas é o BPMN. Com relação a esta ferramenta de modelagem, assinale a alternativa CORRETA:

a) É uma ferramenta de gestão de pessoas.
b) Trata-se de um diagrama que representa a entrega de um produto, desde o pedido do cliente até a entrega propriamente dita.
c) Destina-se a formar lideranças internas.
d) É uma técnica desenhada para entender e descrever o projetos.

22 O processo que envolve o gerenciamento de projetos procura aplicar o conhecimento, as técnicas e as ferramentas, voltados às atividades do projeto, com objetivo de atender as necessidades ao qual o projeto foi designado. O gerenciamento de projetos apresenta diversas áreas. Sobre as áreas do gerenciamento de projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Aquisições é um processo requerido para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora do projeto.
( ) Comunicações é um processo requerido para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido com o projeto.
( ) No gerenciamento de escopo, os processos são necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem-sucedida.
( ) Relacionado aos riscos, os processos são necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. É uma das áreas mais visíveis do gerenciamento de projetos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - V.

23 As empresas desenvolvem diversos processos, seja na área financeira, produção, serviços ou marketing. Processos se caracterizam por uma ordem definida de tarefas ou atividades, distribuídas em um espaço de tempo, com início, final, matérias-primas e produtos definidos de forma clara. Para melhor compreender e descrever um processo, as empresas utilizam a modelagem de processos. Sobre a modelagem de processos, assinale a alternativa CORRETA:

a) As técnicas de modelagem de processos utilizadas nas empresas se destinam apenas à documentação para memória e futuras revisões.
b) Os elementos mais utilizados em todas as técnicas são: atividades, gateways (decisões) e sequência de fluxos (sequence flows).
c) O objetivo das técnicas de modelagem de processos é auxiliar os gestores a criar novos processos.
d) As técnicas mais comuns utilizadas no mapeamento de processos são: entrevistas, reuniões, workshop colaborativo, observação de campo, questionários, coleta de documentos e brainstorming.

24 Os modelos de gestão vem evoluindo a cada ano. Parte desta evolução está relacionada aos avanços tecnológicos, que impulsionaram o desenvolvimento dos modelos de gestão, surgindo diversos novos conceitos e terminologias. Sobre o nome dado para as formas de representação da realidade ou de objetos reais, assinale a alternativa CORRETA:

a) Modelos.
b) Técnicas.
c) Métodos.
d) Metodologias.

25 Para o PMI Project Management Institute (2015), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos diferem de processos, pois os projetos são temporários e exclusivos, enquanto os processos são contínuos e repetitivos. Além destas duas características, projetos ainda são diferenciados, pois possuem outros atributos, como incerteza, complexidade, objetivo claro e definido, conduzido por pessoas e parâmetros predefinidos. Com relação a essas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Incerteza.
II- Complexidade.
III- Objetivo claro e definido.
IV- Conduzido por pessoas .
V- Parâmetros predefinidos.

( ) Todo projeto necessita de estabelecimento de: valor, custos, pessoal, material e equipamentos, analisados à luz de uma qualidade esperada.
( ) Esta característica proporciona ao projeto uma previsibilidade de intenção, uma forma de expor a pretensão da organização.
( ) Projetos necessitam participantes, não adianta dispor apenas de equipamentos modernos de controle e de gestão (softwares).
( ) Todo projeto possui uma escala de dificuldade a ser analisada conforme algumas variáveis.
( ) Existem projetos que causam ambiguidade ao longo do processo, pois nem se sabe ou se pode prever como irá finalizar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) II - V - IV - III - I.
b) V - I - IV - II - III.
c) V - III - IV - II - I.
d) V - IV - III - II - I.

26 O gerenciamento de projetos pode ser definido como um aproveitamento de conhecimento com habilidades específicas, tendo como base ferramentas e técnicas de atividades do projeto para atender a requisitos predefinidos. O gerenciamento de projetos apresenta diversas áreas. Sobre as áreas do gerenciamento de projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Gerenciamento das comunicações: processos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas.
( ) Gerenciamento de riscos: envolve planejar, identificar, qualificar, quantificar, responder e monitorar os riscos do projeto.
( ) Gerenciamento das aquisições: processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora do projeto.
( ) Gerenciamento de escopo: processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido com o projeto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - V - F.

27 Um projeto é uma atividade temporária que apresenta uma sequência de atividades, possuindo começo, meio e fim programados e apresentando um único objetivo, normatizado por restrições orçamentárias. Todos os projetos possuem algumas características em comum. Sobre as características comuns dos projetos, analise as opções a seguir:

I- Temporalidade.
II- Singularidade.
III- Incerteza.
IV- Repetitivo.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As opções II e IV estão corretas.
b) As opções II, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções I e IV estão corretas.

28 Atualmente, as empresas enfrentam diversos desafios na realização da sua missão. Muitos estão relacionados à adaptação a mudanças constantes proporcionadas tanto pelas tecnologias quanto pela diversificação dos mercados, mais globalizados e em constante turbulência. Nem sempre sabemos o que os clientes desejam e manter o foco na inovação é uma tarefa fundamental para aquelas empresas que desejam manter-se vivas no mercado onde atuam. Ao preparar a organização para atuar na lógica de projetos e, desta forma, poder inovar, existe um conceito primário para organizar esta estrutura, ou o conjunto que ordena as responsabilidades, as autoridades, as comunicações e as decisões. Como esse conceito é denominado?

a) Gestão de Projetos.
b) Estrutura Organizacional.
c) Mapeamento de Processos.
d) Gestão de Processos.

29 O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz (Project Management Institute - PMI). Trata-se de uma competência estratégica para organizações, que permite que as empresas possam competir em alto nível em seus mercados. Dentre as técnicas para a execução de projetos destaca-se o PMBOK, documento editado pelo PMI e reconhecido mundialmente como o principal e mais completo guia de conhecimento da área de projetos, no qual se identificam os elementos fundamentais que suportam o gerenciamento de projetos.

Além das dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, é proposto neste guia cinco grupos de processos que organizam a sequência do gerenciamento do projeto. Sobre os cinco grupos destacados no PMBOK e as suas finalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Início.
II- Planejamento.
III- Execução.
IV- Monitoramento e controle.
V- Encerramento.

( ) Os processos são exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar qualquer área, nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.
( ) São realizados os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
( ) Os processos são executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
( ) Os processos são realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.
( ) É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) III - II - I - IV - V.
b) I - II - III - IV - V.
c) IV - II - I - III - V.
d) IV - II - I - V - III.

30 Obter vantagem competitiva, entregando valor aos clientes não é tarefa trivial. Muitas empresas buscam na utilização da ferramenta benchmarking estruturar um processo contínuo, que forneça informação valiosa para a aprendizagem a partir da análise de processos e adaptação de melhores práticas. Sobre os benefícios da utilização do benchmarking, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Facilita o reconhecimento interno da própria organização.
( ) Auxilia na formação da liderança.
( ) Promove a cultura corporativa.
( ) Facilita as compras.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - V.

Devtools - Sua Caixa de Ferramentas Online