1
Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
( ) Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
( ) Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
( ) Princípio da limonada: neste caso, a tônica é confiar e trabalhar com pessoas como primeiro acionador de oportunidades e não perder tempo investigando fatores externos ao indivíduo.
( ) Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - V - F. b) F - F - V - F - V. c) F - V - F - V - V. d) V - V - V - F - F.
Alternativa correta:
d) V - V - V - F - F.
2
O empreendedorismo pode acontecer por oportunidade ou necessidade. No Brasil, segundo dados da GEM (2014), os empreendedores empreendem em sua maioria por necessidade e existe um número expressivo de empresas criadas recentemente. Para Hashimoto (2006), o empreendedorismo por necessidade é distinto do empreendedorismo por oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um funcionário que abandona o emprego de forma consciente, ou seja, por livre espontânea vontade para começar seu próprio empreendimento está empreendendo por oportunidade.
( ) Um funcionário é desligado de uma empresa e não consegue se realocar no mercado de trabalho, e para sobreviver arrisca colocar um empreendimento, fazendo isso não porque quer mas porque precisa, esse tipo de empreendimento é caracterizado por necessidade.
( ) Quando alguém empreende por necessidade, sem preparo técnico, competências gerenciais, sem possuir redes de relacionamento, entre outras fatores, isso pode configurar um cenário de insucesso e provável fechamento do empreendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F. b) V - V - V. c) V - V - F. d) F - V - V.
Alternativa correta:
b) V - V - V.
3
O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
( ) Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
( ) Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
( ) Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V. b) V - V - V - F. c) V - V - F - F. d) F - F - V - V.
Alternativa correta:
b) V - V - V - F.
4
Saras Sarasvathy, professora da Universidade de Virgínia (EUA) realizou uma ampla pesquisa com 30 fundadores de companhias de tamanhos e de indústrias variadas em 17 estados nos Estados Unidos para tentar entender os processos por trás da resolução de problemas e da transformação de ideias, chegando a princípios baseados numa lógica de racionalidade que ela chamou de raciocínio effectuation ou efetuação em português. Sobre o princípio da efetuação no empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de efetuação, significa que os empreendedores fazem uso do que têm (o que conhecem, o que são, e quem conhecem) e escolhem os possíveis resultados.
PORQUE
II- Os empreendedores sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado e se concentrar nos meios para alcançá-lo.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa correta:
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5
O modo de administrar empreendedor possui características distintas do modelo de administrar tradicional. Além de possuírem focos distintos, o modo de administrar empreendedor tem uma visão, por exemplo, no que diz respeito à utilização de máquinas/produtos de forma compartilhada, buscando a redução de tempo e custo. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modo de administrar empreendedor.
II- Modo de administrar tradicional.
( ) Esse modo de administrar é orientado por recursos controlados.
( ) Esse modo de administrar é orientado pela percepção da oportunidade.
( ) Esse modo de administrar tem foco evolucionário, de longa duração.
( ) Esse modo de administrar tem foco revolucionário, de curta duração.
( ) Esse modo de administrar tem foco na criação de valor.
( ) Esse modo de administrar tem foco na responsabilidade e no tempo de empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - II - I - I - II. b) I - I - II - II - I - II. c) II - I - I - I - II - I. d) II - I - II - I - II - II.
Alternativa correta:
a) II - I - II - I - I - II.
6
Assim como o empreendedorismo representa a abertura de um novo negócio, ele pode também acontecer dentro de empresas já existentes. Essa forma de empreendedorismo acontece quando as organizações criam um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação de seus colaboradores. Qual é o nome que recebe o empreendedorismo quando acontece dentro das organizações?
a) Empreendedorismo social. b) Empreendedorismo funcional. c) Empreendedorismo corporativo. d) Empreendedorismo colaborativo.
Alternativa correta:
a) Empreendedorismo social.
7
Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
II- A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
III- A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
IV- A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas. b) As sentenças II, III e IV estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças III e IV estão corretas.
Alternativa correta:
d) As sentenças III e IV estão corretas.
8
Devido à importância da figura do empreendedor para o desenvolvimento e transformação da sociedade, diversos autores dedicaram-se ao estudo do comportamento e características dos empreendedores. Com relação aos empreendedores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As pessoas nascem empreendedoras; desse modo, é impossível tornar-se empreendedor.
( ) Os empreendedores são visionários e, portanto, assumem riscos altíssimos em busca de seus objetivos.
( ) Os empreendedores são pessoas que não conseguem trabalhar em equipe, por isso abrem seu próprio negócio.
( ) Os empreendedores são identificadores de oportunidades capazes de criar e construir uma visão partindo do nada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V. b) F - V - F - F. c) V - V - V - F. d) F - F - F - V.
Alternativa correta:
d) F - F - F - V.
9
Faz parte do cotidiano dos empreendedores tomarem decisões em ambientes com alto grau de insegurança, riscos, pressão temporal e uma parcela considerável de emocionalidade. Com relação a esse ambiente, a tomada de decisão de um empreendedor envolve: 1) execução; 2) adaptação de modo cognitivo; e 3) aprender com o fracasso. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A efetuação é quando os empreendedores são treinados de forma a pensar de forma racional e se não fazem dessa forma são advertidos. E é isso que difere o empreendedor dos líderes empresariais que pensam de maneira alternativa com relação a essa advertência, buscando transformá-la em oportunidade.
( ) A adaptabilidade cognitiva reflete na consciência metacognitiva do empreendedor, possibilitando a reflexão, o entendimento e o controle do pensamento.
( ) Aprender com o fracasso é comum entre os empreendedores, já que a falta de experiência pode ocasionar insucesso, mas não necessariamente é causada por ele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V. b) V - V - V. c) F - V - V. d) V - F - F.
Alternativa correta:
c) F - V - V.
10
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
( ) Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
( ) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
( ) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V. b) V - F - F - V. c) F - V - F - F. d) V - V - V - F.
Alternativa correta:
b) V - F - F - V.
11
Quando falamos em empreendedorismo, o planejamento conduz a estruturação do negócio, detalha as intenções, objetivos, metas de desempenho, responsabilidades. O planejamento é importante para que sejam detalhadas todas as ações, além de fazer a análise do ambiente interno e externo à organização. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O planejamento é formalizado através do plano de negócios. b) O sucesso e o insucesso nos negócios andam juntos, por isso o planejamento faz pouca diferença para o empreendedor. c) Deve-se fazer o planejamento depois de abrir o negócio, para saber a viabilidade e os recursos necessários. d) O planejamento estará presente apenas na fase inicial da jornada do empreendedor.
Alternativa correta:
a) O planejamento é formalizado através do plano de negócios.
12
A seção "Sumário Executivo" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do Plano de Negócio, é a primeira parte a ser lida e fará com que o leitor entenda do que se trata o negócio. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, analise as sentenças a seguir:
I- Deve conter os dados do empreendimento, como o nome fantasia, a razão social, o endereço, a forma jurídica, bem como a visão, a missão e os valores.
II- Deve conter os dados dos empreendedores com um breve currículo com cursos e experiência profissional.
III- Deve apresentar de forma detalhada os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial.
IV- Deve apresentar os recursos necessários para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde pretende conseguir os recursos necessários.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II, III e IV estão corretas. b) As sentenças I e III estão corretas. c) As sentenças I, II e IV estão corretas. d) As sentenças III e IV estão corretas.
Alternativa correta:
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
13
Um plano de negócios bem escrito e detalhado pode ser considerado o cartão de visitas do empreendedor, pois pode auxiliá-lo a conseguir um sócio ou financiamento para o negócio. Sobre as seções que compõem o plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise de mercado.
II- Plano de marketing.
III- Plano estratégico.
IV- Plano financeiro.
( ) Seção na qual o empreendedor conseguirá verificar se o negócio é ou não é viável.
( ) Nesta seção, devem ser analisados os pontos fortes e pontos fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado.
( ) Apresenta as características do produto, a política de preços, a comunicação para a promoção do produto e a distribuição, para que o consumidor tenha acesso ao produto.
( ) Deve analisar o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - III - IV - II. b) III - II - I - IV. c) IV - II - I - III. d) IV - III - II - I.
Alternativa correta:
d) IV - III - II - I.
14
O consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes. O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?
a) Análise de Mercado e Plano de Marketing. b) Sumário Executivo e Análise de Mercado. c) Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo. d) Plano Financeiro e Análise de Mercado.
Alternativa correta:
a) Análise de Mercado e Plano de Marketing.
15
Segundo Dolabela (2008), as oportunidades surgem em função da identificação de desejos, necessidades, insatisfações, da identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitáveis, ou quando se procuram aplicações (problemas) para novas descobertas (soluções). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, analisadas e aproveitadas.
II- A oportunidade envolve o reconhecimento de que toda ideia é justamente uma oportunidade.
III- O empreendedor deve analisar se uma ideia é ou não uma boa oportunidade, para não ter problemas futuros.
IV- Para identificar se uma ideia é uma oportunidade, é necessário avaliar alguns fatores como o mercado em que está inserido, o potencial dos produtos/serviços que se deseja ofertas, o público-alvo, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças I, II e III estão corretas. c) As sentenças I, III e IV estão corretas. d) As sentenças III e IV estão corretas.
Alternativa correta:
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
16
Ao finalizar o plano de negócios, este será de grande utilidade para o empreendedor, pois servirá como um documento que poderá ser utilizado para diversos objetivos. Sobre o destino do plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ele servirá para estabelecer o rumo que se pretende seguir.
( ) Ele é um documento indispensável para se conseguir o CNPJ da empresa.
( ) Ele deve ser anexado e registrado com o contrato social.
( ) Ele auxilia na comunicação interna da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V. b) F - F - V - F. c) F - V - F - V. d) V - V - V - F.
Alternativa correta:
a) V - F - F - V.
17
No plano financeiro, que compõe o plano de negócio, temos o detalhamento dos recursos necessários para o desenvolvimento do negócio. É nesse item que é analisada a viabilidade financeira do negócio. Sobre o plano financeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O investimento total se refere a quanto dinheiro será necessário investir para montar o seu negócio.
( ) Na receita é estimado quanto venderá do produto ou serviço, levando em conta a capacidade produtiva da sua empresa.
( ) Nos custos devem constar todos os custos fixos e variáveis que envolvem seu negócio.
( ) Na demonstração de resultados do exercício, é apresentado quanto a empresa terá de lucro ou prejuízo.
( ) Indicadores de viabilidade servem para identificar se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V - F. b) V - V - V - V - V. c) V - F - V - F - V. d) V - V - V - F - F.
Alternativa correta:
b) V - V - V - V - V.
18
O plano estratégico é considerado uma forma de alocar e estabelecer metas, objetivos e estratégias para que a empresa possa alcançá-los. O plano é iniciado definindo-se a missão, a visão e os valores da empresa, seguidos da análise SWOT, que é a análise do ambiente interno da empresa e do externo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A missão são os princípios, as crenças que a empresa segue, tendo-os como base. b) A análise financeira está relacionado ao ambiente interno, que são a análise dos recursos da empresa, e ao ambiente externo tanto o macroambiente como o microambiente. c) A visão da empresa é relacionada ao que a empresa pretender proporcionar aos clientes. d) A missão da empresa é voltada às responsabilidade da empresa para com seus clientes. A visão é relacionada ao futuro da empresa, o que ela pretende e busca.
Alternativa correta:
d) A missão da empresa é voltada às responsabilidade da empresa para com seus clientes. A visão é relacionada ao futuro da empresa, o que ela pretende e busca.
19
O Plano de Negócios pode ser útil em todos os aspectos. Com ele, é possível compreender o mercado e ter certeza no que investir. De acordo com pesquisadores, o empreendedor que elabora um bom plano de negócios possui mais possibilidade de sucesso em relação àqueles que não o fazem. Com relação à elaboração de um plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compõe um dos documentos básicos para a legalização da empresa.
( ) É garantia de conseguir financiamentos e recursos junto a órgãos competentes, como: bancos, investidores, entre outros.
( ) Representa um diferencial competitivo a partir das oportunidades identificadas e da verificação da sua viabilidade.
( ) Terá uma visão precisa sobre a viabilidade ou não do novo negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V. b) F - V - F - V. c) V - F - V - F. d) F - V - V - V.
Alternativa correta:
a) F - F - V - V.
20
Sabemos que na análise SWOT são analisados os agentes macro e microambientais, para determinar os desafios que a empresa encontrará no mercado. Esta análise é necessária para estabelecer estratégias para o aproveitamento dos aspectos positivos e minimização dos problemas que podem ser causados pelos aspectos negativos. Sobre a análise SWOT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ameaça.
II- Oportunidade.
III- Ponto fraco.
IV- Ponto forte.
( ) Aumento dos impostos.
( ) Elevados custos de fabricação.
( ) Abrandamento nas regulamentações.
( ) Diferencial competitivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - III - II - IV. b) IV - II - III - I. c) III - I - IV - II. d) II - IV - I - III.
Alternativa correta:
a) I - III - II - IV.
21
Quando falamos de plano de negócio, podemos identificar três tipos na literatura: o plano de negócios completo, o resumido e o operacional, que são utilizados conforme a necessidade de cada empreendedor. Sobre os tipos de planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I- Plano de negócios completo é utilizado quando o empreendedor precisa de um investimento alto.
II- No plano de negócios resumido são apresentados os objetivos micro do negócio, com foco em informações específicas.
III- Plano de negócios operacional é mais usado para uso interno na organização.
IV- Plano de negócios operacional contribui para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estabelecidos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II, III e IV estão corretas. b) Somente a sentença I está correta. c) As sentenças I, III e IV estão corretas. d) Somente sentença III está correta.
Alternativa correta:
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
22
Para ter exclusividade o empreendedor precisa registrar uma marca ou patente. O registro é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O SEBRAE aponta que uma marca exclusiva favorece que o negócio ganhe espaço no mercado. Embora envolva custos, é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação no futuro vai se refletir no fluxo de caixa da empresa. Assim o registro de marcas e patentes é um procedimento que todo empreendedor deve conhecer, pois garante que a criação do empreendedor seja protegida de cópias. Sobre marcas e patentes, analise as sentenças a seguir:
I- A marca pode ser uma palavra ou símbolo que identifica visualmente uma empresa.
II- O registro de uma marca pode ser requerido apenas por pessoas jurídicas há mais de um ano no mercado.
III- A patente assegura o direito à propriedade de uma invenção às pessoas físicas e jurídicas.
IV- O prazo de vigência da patente de invenção é de dois anos, renovável por mais dois anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas. b) As sentenças I e II estão corretas. c) As sentenças I e IV estão corretas. d) As sentenças III e IV estão corretas.
Alternativa correta:
a) As sentenças I e III estão corretas.
23
O empreendedor tem uma difícil e importante tarefa antes mesmo de abrir seu empreendimento. Ele precisa ter certeza da sua viabilidade, de forma a evitar prejuízos futuros. O estudo da viabilidade já é realizado em franquias, em que, quando o empreendedor pretende abrir uma franquia, geralmente ele já recebe o estudo pronto. Quando o empreendimento é do próprio empreendedor, ele precisará realizar o estudo. Casarotto Filho (2009) sugere que o empreendedor deverá seguir quatro parâmetros para elaborar o estudo de viabilidade. Sobre esses quatro parâmetros, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos parâmetros trata das informações do mercado, em que serão analisados o que será comercializado, quanto será comercializado, onde será comercializado, a quem será comercializado e de que forma será comercializado.
II- Um dos parâmetros trata das informações de localização, em que devem ser elencados todos os recursos necessários ao projeto.
III- Um dos parâmetros trata das informações de produção e é composto de três etapas: definição das estratégias de produção, opção tecnológica e fatores de produção e caracterização do sistema produtivo.
IV- Um dos parâmetros trata da análise econômica-financeira, levando em consideração a distribuição, o mercado e a produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças I e III estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças I e II estão corretas.
Alternativa correta:
b) As sentenças I e III estão corretas.
24
Ao longo do tempo, houve uma grande evolução do conceito de empreendedorismo. Muitos autores trazem abordagens que o complementam ou mesmo se contrapõem. Sobre essa evolução, no que se refere aos principais autores e sua tendência quanto à abordagem de empreendedorismo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Knight.
II- Schumpeter.
III- McClelland.
IV- Hannan e Freeman.
V- Shane e Venkataramann.
( ) Inovação.
( ) Lucro.
( ) Motivação e perfil psicológico.
( ) Nascimento e morte de empresas/competição.
( ) Explorar oportunidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - III - IV - V. b) I - II - IV - V - III. c) II - III - I - IV - V. d) III - IV - V - II - I.
Alternativa correta:
a) II - I - III - IV - V.
25
Para que o novo empreendimento tenha sucesso, é preciso que o empreendedor siga alguns processos. Este processo faz com que ele conheça a viabilidade do negócio, tenha menos risco e, por consequência, mais chance de ser bem-sucedido. É o processo que detalha todas as etapas do novo empreendimento e muito conhecimento no ambiente empreendedor. Este documento que descreve a oportunidade de negócio é:
a) A identificação de oportunidades. b) A captação de recursos. c) O gerenciamento da empresa. d) O plano de negócios.
Alternativa correta:
d) O plano de negócios.
26
O setor de serviços tem ganhado visibilidade no Brasil. Segundo Teboul (2008), esse setor agrega valor aos mais variados negócios e aos mais diversos níveis de setores produtivos. Isso acontece desde o extrativismo, percorrendo o agronegócio, a indústria, o comércio, alcançando a própria realização da prestação de serviços, podendo-se inserir nestes de forma direta ou transversal. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A inovação, a criatividade e a tecnologia não são aliadas do setor de serviços.
( ) O setor de serviços tem as redes sociais como uma aliada no processo de desenvolvimento.
( ) O setor de serviços não trabalha com produtos intangíveis.
( ) O cliente quando insatisfeito não voltará a comprar e ainda poderá fazer uma propaganda negativa.
( ) O prestador de serviço tem a oportunidade de entregar seu produto "serviço" e obter um feedback diretamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V - V. b) V - F - F - V - F. c) F - F - V - V - V. d) V - F - V - F - V.
Alternativa correta:
a) F - V - F - V - V.
27
Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
II- Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
III- Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais.
IV- Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas. b) As sentenças I, II e IV estão corretas. c) As sentenças I, II e III estão corretas. d) As sentenças II e IV estão corretas.
Alternativa correta:
a) As sentenças I e III estão corretas.
28
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
( ) Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
( ) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
( ) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F. b) F - F - F - V. c) F - V - F - F. d) V - F - F - V.
Alternativa correta:
d) V - F - F - V.
29
Quando se tem uma invenção, é importante ter a patente, que é temporária, porém, enquanto vigora, oferece às pessoas o direito de criação e uso. Existem algumas formas de patente. Sobre os tipos de patentes e prazos de validade, analise as sentenças a seguir:
I- Patente de Invenção (PI) serve para produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.
II- Patente de Modelo de Utilidade (MU) é para os casos de aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, porém ainda dentro do mesmo conceito inventivo. O certificado será acessório à patente e com a mesma data final de vigência.
III- Certificado de Adição de Invenção (C) para os casos de objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação. Sua validade é de 15 anos a partir da data do depósito.
IV- Alguns itens não podem ser patenteados, entre eles técnicas cirúrgicas, planos de assistência médica, métodos de ensino, regras de jogo, obras de arte e ideias abstratas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas. b) As sentenças III e IV estão corretas. c) As sentenças I e IV estão corretas. d) As sentenças I, II e III estão corretas.
Alternativa correta:
c) As sentenças I e IV estão corretas.
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O Plano de Negócios pode ser útil em todos os aspectos. Com ele, é possível compreender o mercado e ter certeza no que investir. De acordo com pesquisadores, o empreendedor que elabora um bom plano de negócios possui mais possibilidade de sucesso em relação àqueles que não o fazem. Com relação à elaboração de um plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compõe um dos documentos básicos para a legalização da empresa.
( ) É garantia de conseguir financiamentos e recursos junto a órgãos competentes, como: bancos, investidores, entre outros.
( ) Representa um diferencial competitivo a partir das oportunidades identificadas e da verificação da sua viabilidade.
( ) Terá uma visão precisa sobre a viabilidade ou não do novo negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V. b) F - F - V - V. c) V - F - V - F. d) F - V - F - V.
Alternativa correta:
b) F - F - V - V.
31
(ENADE 2015) O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.
De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo:
a) Criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para o negócio. b) Reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável e outros aspectos da qualidade de vida. c) Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras. d) Inovar por meio da introdução de novos meios de produção, novos produtos e novas formas de organização.
Alternativa correta:
c) Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras.
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(ENADE 2015) O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que, até 2030, quase metade da população global terá problema de abastecimento de água. Isso vai acontecer porque, daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%. Com as mudanças climáticas e as necessidades das populações, que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger esse recurso natural. Assim, apela-se por mais cooperação entre os países, pois, além de ser um recurso natural comum, a água é a chave para um desenvolvimento sustentável. Todos devem usá-la de forma mais inteligente e sem desperdício.
Considerando o alerta feito pelo Secretário-Geral da ONU, o processo empreendedor pode contribuir para minimizar o problema mencionado por meio:
I- Da identificação e avaliação das melhores oportunidades que contribuam de forma positiva para a preservação dos recursos naturais e da utilização de fontes alternativas de recursos.
II- Do desenvolvimento de plano de negócios bem estruturado que contemple todas as etapas do negócio, o conceito de negócio, os recursos disponíveis e as fontes alternativas de recursos.
III- Da obtenção de recursos de financiamento junto a investidores anjos, dado que estes são os que mais se associam a causas voltadas para o empreendedorismo puramente social.
IV- Do gerenciamento da empresa sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.