Os bancos de dados mais populares do mundo

Banco de Dados
Banco de Dados

Salve salve colegas.

Uma pergunta que sempre roda os fóruns, e que eu também sempre quis saber é:

Qual o banco de dados mais utilizado do mundo?

Pesquisando por nossa almejada resposta no tio Google, somos remetidos a seguinte lista:

Observando-a, vemos que a ordem é alfabética, colocando a informação em total descredito, pois, dentre os listados com certeza temos o mais utilizado no mundo, mas não apresentou a verdadeira ordem, o que justamente buscávamos.

No final das contas, ainda não sei qual o banco de dados mais utilizado no mundo, conto com os colegas que souberem para contribuir com a riquíssima informação.

Porém, o colega javaflex, colaborador do Fórum GUJ disponibilizou no fórum um link que apresenta os bancos de dados mais populares do mundo.

Tudo bem, popularidade não quer dizer que ele seja o mais utilizado do mundo, mas com certeza nos dá uma noção de quem possa ser realmente o mais utilizado.
O top ten é:

1. Oracle
2. Microsoft SQL Server
3. MySQL
5. PostgreSQL
4. Microsoft Access
6. DB2
7. MongoDB
8. Sybase
9. SQLite
10. Solr
Consulta realizada em: 19/03/2013

Para ver a lista completa, acesse: http://db-engines.com/en/ranking

Dos primeiros colocados (Três primeiros) não vejo nenhuma anormalidade, os dois bancos de dados mais ‘marketeiros’ do mundo e, o banco de dados ‘grátis’ mais popular. O que me chamou a atenção foi a presença do MongoDB no top ten, pois, o banco de dados ainda é um bebê (Apenas 6 anos) se comparados aos demais, como por exemplo o Sybase, que ocupa a oitava posição. Isso nos demonstra o quanto que o NoSQL vem ganhando força nos últimos tempos.

Os dados são atualizados mensalmente, conforme explica a empresa austríaca solid IT, mantedora do site, com isso podemos sempre acompanhar as alterações no ranking.

Por hoje é só, um grande abraço é até a próxima.

Material de Referencia:
http://db-engines.com/en/ranking
http://pt.wikipedia.org/
http://www.guj.com.br/java/295198-bancos-de-dados-mais-usados

5 comentários em “Os bancos de dados mais populares do mundo”

Deixe um comentário