Descubra como se dá a inovação para não cair nas armadilhas do mercado!
Já pensou como seria a nossa vida se as empresas não investissem em inovação?
Muitas pessoas acreditam que as grandes inovações tecnológicas estão relacionadas aos lançamentos de novos produtos eletrônicos no mercado, ou até mesmo novas funcionalidades em produtos já existentes.
Tendemos a acreditar que a tecnologia tem avançado muito rapidamente quando, na verdade, o mercado tem apenas otimizado e adicionado novas funções aos mesmos antigos produtos.
O que não paramos para analisar é que a inovação tecnológica não está atrelada a apenas a um produto, ela pode estar relacionada a um processo ou um serviço que foi transformado, graças à criação de novas tecnologias.
A inovação surge da necessidade de sanar uma deficiência do mercado. Porém, muitas vezes ela acaba não gerando a transformação esperada no mercado.
Para dominar as constantes evoluções tecnológicas é necessário, primeiramente, entender como as empresas desenvolvem seus produtos e o que elas entendem por inovação.
O profissional que se antecipa e se prepara para acompanhar os lançamentos do mercado é o mais capacitado para também inovar.
Quer se tornar esse profissional? Continue a leitura para aprender como as inovações são implementadas nas empresas!
1. A Quarta Revolução Industrial – Klaus Schwab
Você provavelmente já está por dentro da Revolução Digital que ocorreu na virada do século XXI, e talvez você ainda não saiba, mas a Revolução Digital, que tornou a internet onipresente, também é chamada de Indústria 4.0.
Klaus Schwab, fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, explica em seu livro “A Quarta Revolução Industrial” que a Quarta Revolução Industrial, impulsionada pela Indústria 4.0, é um movimento real e graças a ela temos visto cada vez mais um decréscimo no preço das tecnologias.
Após estudar um relatório de 2015, produzido por mais de 800 executivos especialistas da área de tecnologia, o autor pôde concluir que:
“os grandes beneficiários da Quarta Revolução Industrial são os provedores de capital intelectual ou físico – os inovadores, os investidores e os acionistas.”
É explicado que, com tantas coisas novas surgindo, nossa capacidade de desacelerar para observar fica prejudicada. Dessa forma, para que possamos entender o mercado, o autor sugere dedicar momentos para o silêncio e observação, ele cita ainda Herbert Simon, vencedor do Nobel de economia em 1978:
“A riqueza de informações cria a pobreza de atenção”.
2. Data and Goliath – Bruce Schneier
Você já mencionou uma compra que gostaria de fazer ou um conteúdo que queria consumir e, logo depois, misteriosamente, apareceu alguma propaganda no seu celular?
A internet tem cada vez mais proporcionado acesso à informação, porém, também tem nos feito perder cada vez mais a nossa privacidade. Pensando nisso, Bruno Schneier reuniu na obra “Data and Goliath” dicas de como lidar com a tecnologia e reconquistar a privacidade que nos têm sido roubada.
O autor explica que absolutamente tudo que fazemos na internet está sob vigilância, e que a partir dela, nossos dados têm sido vendidos e salvos sem o nosso consentimento. Esses dados influenciam até nos preços que são oferecidos a nós. Mas o que podemos fazer para nos proteger e manter a privacidade?
No livro são ensinadas algumas maneiras de dominar as tecnologias da informação, entre elas estão: realizar mais pagamentos em dinheiro; não permitir uso da localização; não deixar logins e cartões salvos; se atentar aos cookies; e entender como a política e o governo tem atuado nas questões de segurança cibernética.
3. Gestão do Amanhã – Sandro Magaldi, José Salibi Neto
O que torna empresas como a Netflix, o Airbnb e a Uber tão disruptivas? Seriam elas criadoras das inovações de suas respectivas áreas ou seriam apenas empresas capazes de se adaptar ao novo?
José Salibi, cofundador da HSM, explica no livro “Gestão do amanhã” que as verdadeiras empresas inovadoras não são aquelas que desenvolvem tecnologias, mas sim aquelas que mudam suas estratégias para acompanhar o movimento da tecnologia.
Segundo o autor, a melhor forma de dominar o mercado é atuar a partir de dois motores, sendo o primeiro responsável pelo funcionamento no dia a dia e faturamento, e o segundo por levar a empresa a possuir foco no futuro. Apenas alinhando os dois motores é possível criar inovações disruptivas.
É ressaltado que a tecnologia evolui mais rápido do que podemos acompanhar e que o essencial para que sejamos o profissional do futuro é que tenhamos conhecimento sobre programação, afinal, a maior parte das mudanças que ocorrem hoje em dia são no meio digital.
4. Innovatrix – Clemente Nóbrega, Adriano R. de Lima
Atualmente, o mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo. Para sobreviver, as empresas precisam se sobressair, se reinventar e renovar a todo momento. E se houvesse uma fórmula que permitisse essa constante inovação?
Clemente Nóbrega e Adriano R. de Lima, ambos formados em física, ensinam no livro “Innovatrix” um método capaz de permitir a implantação constante de inovações nas empresas. Segundo eles, são raríssimas as inovações que surgem como criações originais, a maioria são adaptações de criações anteriores.
É explicado no livro que menos de 1% das inovações são criações originais e que uma característica importante da inovação é a capacidade de gerar valor. Partindo desse pressuposto, os autores desenvolveram a Innovatrix, que consiste em um conjunto de métodos e ferramentas que permite inovações de forma sistemática.
Vamos conferir a base para a implementação da Innovatrix?
- Em face a um problema busque registros de empresas que já passaram pela mesma situação;
- Identifique as possíveis resoluções dos casos anteriores e veja a possibilidade de aplicação para a situação atual.
Os autores ensinam no livro os 40 princípios inventivos da ciência, que podem ser adaptados para cada situação da empresa, a fim de resolver problemas e propor soluções que criem produtos inovadores.
5. Diferente – Youngme Moon
Quando você pensa em grandes marcas, quais vêm a sua cabeça? Quantas delas revolucionaram o mercado com inovações e quantas apenas ofereceram uma versão melhor do que já existia?
Youngme Moon, primeira mulher asiática-americana a permanecer no corpo docente de Harvard, explica em seu livro “Diferente” que em meio a tantas opções e lançamentos que a era digital permite, é difícil que uma empresa mostre para o consumidor qual é o seu diferencial.
A autora mostra em seu livro que muitas empresas erram em inovar quando apostam na necessidade de criar algo novo ou adicionar novas funções às criações já existentes. Algumas empresas como Google e Ikea cresceram fazendo o oposto do que seus concorrentes faziam.
Youngme dá três dicas para iniciar um ciclo de inovação na sua empresa:
- Busque uma nova maneira de comercializar, mostrando que seu produto é diferenciado;
- Liberte-se de preconceitos e explore todas as possibilidades;
- Seja humano. Segundo a autora, empresas que se destacam são aquelas que acima de tudo demonstram sensibilidade para entender a complexidade humana.
Compreenda a evolução para evoluir!
Já ficou claro que a inovação possui diferentes perspectivas, certo? Para impulsionar a evolução tecnológica e se destacar no mercado, as diferentes empresas precisam descobrir qual método se encaixa ao seu modelo de trabalho.
Entender como cada modelo funciona nos possibilita não só administrar quais tecnologias são realmente úteis, como também nos tornar os agentes da inovação.
Seja o profissional do futuro que toda empresa deseja! Busque estar por dentro das inovações e seja você um agente inovador!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que
oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!